Ciclo cultivar feijao carioca
Por: Roberval Ferreira • 15/2/2017 • Relatório de pesquisa • 273 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
IAPAR 81 – Cultivar do grupo carioca, de porte ereto, recomendada para cultivo a partir de junho de 1997. Apresenta hábito de crescimento indeterminado, guias curtas a médias, com possibilidade de colheita mecânica direta. O tempo médio até o florescimento é de 43 dias, o ciclo médio é de 92 dias da emergência a colheita. Apresenta-se como moderadamente resistente à antracnose, ferrugem e oídio e resistente ao vírus do mosaico comum e suscetível ao crestamento bacteriano comum e mancha angular. Em 15 ensaios conduzidos em diversas regiões do Paraná, apresentou rendimento médio 6% superior ao da cultivar Carioca. Em avaliações efetuadas no campo apresentou-se como moderadamente tolerante ao déficit hídrico e alta temperatura ocorridos durante a fase reprodutiva. As sementes possuem tegumento bege claro com listras marrom claras, teor médio de proteína de 22% e tempo médio de cozimento de 28 minutos. O peso médio de mil sementes é de 251g. É adaptada ao sistema orgânico de cultivo.
O feijao e um alimento excecional na mesa dos brasileiros, assim como no mundo todo. O brasil e o mais produtor de feijao juntamente com Myanmar, leste da asia.
Este alimento e rico em teores proteicos, nutricionais, aminoacidos e óleo. Com isso, se torna um alimento indipensavel na balanca nutricional do nosso dia a dia.
Grupo Carioca
Ciclo (médio) 92 dias
Florescimento 43 dias
Cor do grão Bege com rajas marrom claras
Cor das flores Brancas
Porte da planta Ereto
Altura da planta 76 cm
Indicado para colheita mecânica Sim
Hábito de crescimento Indeterminado Tipo II
Resistência ao acamamento Moder. Resistente
Peso médio de mil sementes 251 gramas
População desejada regiões quentes 240 a 280 mil plantas por ha
População desejada regiões frias 280 a 300 mil plantas por ha
Kg por ha 80
Adaptação a fertilidade Média e alta
Potencial produtivo 3.300 kg/ha
Ano de lançamento 1997
...