Compreendendo a cadeia de suprimento
Pesquisas Acadêmicas: Compreendendo a cadeia de suprimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleicianesales • 22/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 424 Visualizações
GESTÃO
DA
CADEIA
DE
SUPRIMENTOS
Dupla: Stefanie de Macedo Gomes / Gleiciane Pereira Sales
Matrículas: 201301601136 / 201301313785
Curso: Administração/Noite Profº: Carlos Werner
RESUMO
CAP.1
COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTO
A cadeia de suprimento não se resume apenas em fornecedores e fabricantes, inclui-se também clientes, varejistas, transportadoras e depósitos. A atividade inicia-se com o pedido do cliente e termina quando o mesmo paga pela compra.
Uma das missões da cadeia de suprimento é satisfazer as necessidades dos clientes gerando lucros.
ESTÁGIOS
A cadeia de suprimento poderá envolver vários estágios como: (clientes; varejistas;distribuidores;fabricantes; fornecedores), lembrando que não é necessário todos os estágios em uma cadeia, pois existem empresas que fabricam seus próprios produtos, dispensando assim, os distribuidores.
OBJETIVO
A cadeia de suprimento visa maximizar o valor global gerado. A lucratividade da cadeia de suprimento é o lucro total a ser dividido pelos estágios, pois quanto maior a lucratividade , mais bem sucedida será a cadeia.
DECISÕES DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Essas decisões envolvem três fases:
Estratégia ou projeto da cadeia de suprimento; determina qual será a configuração da cadeia e que processo cada estágio deverá desempenhar.
Planejamento da cadeia de suprimento; definem um conjunto de políticas operacionais que lideram as operações de curto prazo.
Operação de cadeia de suprimento; o objetivo é implementar as políticas operacionais da melhor maneira possível.
VISÕES
Existem duas maneiras de visualizar os processos na cadeia de suprimentos:
Visão Cíclica: os processos são divididos em uma série de ciclos, cada um realizado na interface entre dois estágios sucessivos.
Dividida em: ciclo de pedidos do cliente, ciclo de fabricação e ciclo de suprimentos.
Visão Push/Pull: os processos são divididos em duas categorias: Pull acionados em resposta aos pedidos dos clientes, e a demanda é conhecida com certeza. Push antecipados aos pedidos dos clientes, porém os processos são especulativos, a demanda não é conhecida.
FLUXOS
O projeto da cadeia de suprimento e o gerenciamento adequado dos fluxos de produtos, informações e caixa têm um papel fundamental na empresa.
CAP.3
FATORES-CHAVE DE DESENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTO:
• Estoque
Matéria- prima + produtos em processamento + produtos acabados
• Transporte
Movimento de estoque de um ponto a outro dentro da cadeia de suprimento
• Instalação
Locais da rede da cadeia de suprimentos onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado
• Informação
Todos os dados e análises a respeito do estoque, do transporte e das instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimentos. Mais
importante, pois afeta diretamente cada um dos fatores-chave.
ESTRUTURA PARA ORGANIZAÇÃO DOS FATORES-CHAVE
O impacto conjunto de todos os fatores-chave irá determinar a responsabilidade e a responsividade e a eficiência de toda a cadeia de suprimento.
Primeiro: determinar qual a estratégia competitiva da empresa. (ex: Wal-mart quer ser o hipermercado de maior variedade e um preço baixo).
Depois: determinar qual estratégia da cadeia de suprimento necessária, ou seja, se o foco será mais em eficiência ou mais em responsividade.
Por último, organizar os quatro fatores-chave para alcançar esse tipo de desempenho da cadeia de suprimento.
ESTOQUE
Papel do estoque na cadeia desuprimento:
• Reduzir custos aproveitando qualquer economia de escala que possa haver na produção ou distribuição (maior volume, menor preço)
• Atender rapidamente a demanda (e até demandas inesperadas)
O estoque é o principal item gerador de custo na cadeia de suprimento, gerando forte impacto na responsividade.
Também exerce um grande impacto no tempo de fluxo do produto, que é o tempo que transcorre entre o momento que o material entra na cadeia meio do controle do volume do estoque um gerente pode atingir o nível de responsividade e de eficiência definidos na estratégia da cadeia
de suprimento.
TRANPORTE
Papel do transporte na cadeia de suprimento
Mobilizar o produto nos diferentes estágios da cadeia de suprimento. Quanto mais ágil e frequente o transporte, maior a responsividade e maior o custo. Portanto, neste caso, menor a eficiência.
Papel do transporte na estratégia competitiva
A empresa toma decisões com base nas necessidades dos seus clientes. Se o cliente quer algo rápido e pode pagar a mais por isso, a empresa investe em transporte, aumenta seus custos e é mais responsiva. O contrário também é válido. Ou seja, se o fator determinante para o cliente é preço, então a empresa economiza no transporte do produto e torna-se mais eficiente
...