Compreender as propostas pedagógicas do mundo antigo
Seminário: Compreender as propostas pedagógicas do mundo antigo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deia77 • 25/3/2014 • Seminário • 639 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
ATIVIDADE DO 2º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:
Fundamentos da Educação
Curso: Licenciatura em ( Educação física) – EaD
Disciplina: Fundamentos da Educação
Tutor a Distância: Luiz Antonio Sabeh
15 de Setembro de 2013
Polo Cuiabá-MT
Compreender as propostas pedagógicas do mundo antigo, especialmente a educação grega tinha como dever oferecer uma base solida para a formação das virtudes sócias, algo que deveria ser aprendido e essa responsabilidade de aprendizagem cabe a educação. Assim a Pedagogia tornava-se uma maneira de promover algumas virtudes do individuo para que esse estivesse em sintonia com o outro e com o bem comum do Estado, e cada estado propunha a educação compatível com seus interesses.
A educação grega antiga é o principio da formação do individuo, o homem tornava-se cidadão, com completo desenvolvimento dos seus dons naturais. Segundo a história podemos dizer que os principais clássicos foram modelo teórico, cognitivos, éticos e estéticos que deram erigem a toda cultura ocidental que foi desenvolvida em quatro períodos: homérico, clássico, helenístico e minoico. Minoica era uma cultura diferente. A cultura minoica era marítima com perfil comercial que se estendeu ate a parte continental da Grécia.
A educação da Grécia foi dividida em dois períodos o primeiro período foi à idade homérica e o segundo período histórico foi compreender a educação espartana.
A epopeia homérica era a religião dos antigos gregos e não tinha adoração por qualquer outra. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação e conhecimento e como o homem poderia se desenvolver na sociedade, e com isso beneficiar seu estado, nesse período o homem ainda não tinha habilidades de leituras nem da escrita, e por isso a educação era feita oralmente. A Ilíada e a Odisseia eram a base dessa comunicação oral. Os heróis epopeias serviam como modelos para os jovens. À formação dos jovens gregos eram feitas por modo de disputas e concorrências que acreditava que esse era o caminho para o homem se desenvolver, com isso a disputa passa a ser muito importante entre eles pois quem se destacava ficava conhecido. E se algum jovem se destacasse mais era transferido para outra categoria de disputa para que essa não acabace. Isso existia em todas as manifestações da cultura grega, como nos jogos olímpicos e nas disputas sofísticas, ao longo do tempo na cultura grega uma força racional que dominou toda a cultura ocidental, este período é chamado de “Período clássico” nesse período entre as polis gregas surgem dois modelos diferentes da educação, Esparta e Atenas.
Com o surgimento da cidade-estado por volta do ano 800
...