Conceitos gerais de economia
Seminário: Conceitos gerais de economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayara1809 • 20/4/2014 • Seminário • 2.505 Palavras (11 Páginas) • 754 Visualizações
Economia
A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos escassos possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.
Necessidades Humanas: É a ausência de algo, ou seja, é tudo aquilo que satisfaz as necessidades e desejos dos seres humanos. As necessidades humanas podem ser:
Individuais: Se alimentar, vida em sociedade.
Sociais: Transporte, segurança pública.
Primárias: Alimentos.
Secundárias: Aquelas que aumentam o bem-estar.
Para satisfazer suas necessidades, o homem recorre-se ao processo de produção de bens e serviços, para que estes possam atender suas necessidades através da produção e consumo. A produção é feita pelas as empresas (produtores) e o consumo é feito pelas as famílias (consumidores). Para a produção dos bens e serviços econômicos os agentes econômicos (famílias, empresa e o governo), devem fazer escolhas e tomar decisões que melhor atendam suas necessidades. Porém, as necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos são limitados, ou seja, são escassos. Daí, chegamos ao objeto de estudo da Economia, e que representa o problema fundamental a ser resolvido.
Bens e Serviços É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.
Ser Humano
Necessidades e desejos ILIMITADOS
Renda e recursos LIMITADOS
Estudo da economia: ESCASSEZ, dos recusos e rendas
Análise de problemas econômicos e suas devidas soluções.
ECONOMIA
Conceitos Gerais de Economia
Página 2
Bens São atividades econômicas tangíveis que podem atender direta ou indiretamente os desejos e necessidades humanas. Os bens podem ser classificados em:
Livres: São ilimitados ou muito abundantes, não são apropriáveis e não tem preço. Exemplos: Água e ar.
Econômicos: São escassos, apropriáveis e têm preço. E são o objeto de estudo da economia. Exemplos: Tênis, roupas, etc.
Bens Econômicos:
De capital: são aqueles que permitem produzir outros bens. Exemplos: Máquinas, equipamentos, computadores etc.
De consumo: são aqueles que satisfazem diretamente às necessidades e desejos humanos. Eles podem ser: bens duráveis, como automóveis e casa, bens semiduráveis, como lápis e borracha, e os não duráveis, como os alimentos.
Bens de Capital e Consumo:
Intermediários: sofrem transformações, pois, ainda não estão em sua forma definitiva.
Finais: estão prontos para serem consumidos.
Serviços Econômicos São atividades econômicas imateriais, que não podem ser tocados, logo são intangíveis, e que podem atender direta ou indiretamente as necessidades humanas. Exemplo: trabalho do contador, médico, serviços de transporte de mercadorias e etc.
Custo de Oportunidade É o sacrifício de diversas oportunidades que se deixa de obter na produção de bens e serviços, por uma oportunidade. Isso ocorre pelo o fato dos recursos serem escassos, e por isso os agentes econômicos devem escolher qual será a melhor alternativa que atenderá suas necessidades.
Relações da Economia
Material: homem com a natureza. Exemplos: o homem precisa tirar as matérias primas da natureza para a produção.
Social e econômica: homem com o próprio homem. Exemplo: compra de um produto no supermercado.
Conceitos Gerais de Economia
Página 3
Campos da Economia
Microeconomia: Estuda o comportamento individual dos consumidores e produtores (agentes econômicos) e o mercado no qual interagem. Exemplo: Estudo da família como unidade de consumo.
Macroeconomia: Estuda o comportamento do sistema econômico como um todo. Comportamento dos grandes agregados, como exemplo: PIB, consumo global, inflação, desemprego e etc.
Setores da Economia
Primário: esse setor está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza, ou seja, não sofre nenhum tipo de transformação porque toda produção já está disponível na natureza. Representado pela a agricultura e a pecuária, temos como exemplo a produção de soja e a criação de bovinos.
Secundário: nesse setor há a transformação das matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados, logo, esse setor é representado pela indústria. Exemplos: indústria de eletrodomésticos, de eletrônicos, etc.
Terciário: esse setor é representado pelos os serviços prestados. Os serviços são produtos imateriais e intangíveis, em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Exemplo: Comércio, saúde, educação e etc.
Elementos básicos para o estudo econômico Os elementos básicos para os processos produtivos são eles: Fatores de produção, necessidades e desejos dos indivíduos, recursos naturais e a tecnologia.
Fatores de Produção São mais específicos que os elementos básicos. São aqueles recursos produtivos que estão diretamente envolvidos no processo de produção de bens e serviços. Porém, cada fator de produção tem sua contrapartida, ou seja, suas devidas remunerações. Vejamos o quadro abaixo:
FATOR DE PRODUÇÃO
EXEMPLO DO FATOR
REMUNERAÇÃO
MÃO DE OBRA
FUNCIONÁRIOS
SALÁRIO
CAPITAL
BENS QUE AUMENTAM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO. EXEMPLO: MAQUINAS E EQUIPAMENTOS,
JUROS
TERRA
ESPAÇO FÍSICO
ALUGUEL*
Conceitos
...