Desenvolvimento econômico da região da América Latina e do Caribe
Tese: Desenvolvimento econômico da região da América Latina e do Caribe. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fethomaz • 28/5/2014 • Tese • 424 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Cepal Monitora as politicas para promover o desenvolvimento econômico da região da América Latina e o Caribe.
Em sua analise e diagnostico em alguns aspectos do Brasil, propôs Mudança para Melhorar a eficácia da Economia.
Temas como a Tecnologia na Indústria e Inovação Tecnológica na Indústria brasileira diagnostica a deficiência no P&D pouco investido, onde se aprende no “olhometro” sem dados técnicos que comprovam e a eficiência de um processo e que possam trazer melhorias com inovação constante e com certeza, sempre olhar o presente.
Esses temas levam ao outro estudo “atrasos e turbulência na Educação brasileira”, onde sem formação técnica desenvolve uma função obsoleta, podendo inovar e melhorar esse setor, perfil do Brasil indica um desinteresse por parte publica em criar curso tecnólogo em faculdades publicas para incentivar e promover a qualificação técnica no geral, índice mostra que publica existe, já que as instituições privadas tem uma procura considerável, o objetivo é qualificar a mão de obra técnica brasileira para evitar desperdícios, alavancar a qualidade do produto e atendimento e ver o colaborador como um capital humano que necessita de investimento e aprimoramento continuo.
Outro assunto que achei extremamente importante foi sobre a Saúde no Brasil, sabemos que o SUS (Sistema Único de Saúde) é negligente, mas não tinha parado para pensar a demanda que sofrerá com o tempo, já que a estimativa de vida da população aumentou e com ela, também, aumenta as doenças crônicas não transmissíveis e que necessita de uma resposta rápida do SUS. Ponto sugerido para melhoria refere-se ao investimento que o SUS tem, onde com leis que possam ser aprovadas para acompanhar a aplicação desse financiamento e também a clareza desses recursos, é uma forma de ver se o recurso é aplicado de forma correta e ética.
Enfim, Cepal analise cada país que compõe a América Latina e Caribe para promover o desenvolvimento do conjunto e não pode faltar a integração dos países inseridos nesse território.
Para isso, o Cepal diagnosticou que o Brasil a importação e a exportação com os demais países tem um taxa relativamente baixa, devido a uma desconfiança e falta de uso de integração por parte do passado onde esses países possuem histórico de guerra. Mas com exemplos da Europa Ocidental, onde há um estreitamento econômico negociado e o crescimento econômico é vivenciado, apesar das crises econômicas enfrentada pelo Mundo Inteiro.
O objetivo é promover esse estreitamento nessa região, para se alto completar e ter um desenvolvimento unificado já que temos países vizinhos ricos com capacidade eminente de crescimento, com riquezas naturais, culturais, etc, que poderão ser compartilhadas.
...