Desenvolvimento sustetavel
Por: henr_ique69 • 9/6/2015 • Artigo • 583 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desafio do século XXI
O texto desenvolvimento sustentável, tenta revelar as diferenças existentes entre desenvolvimento e crescimento econômico e a importância de se atentar para as desigualdades existentes de nações para nações e dentro de cada nação. Além disso, o texto tenta instruir a sociedade a buscar sanar com as desigualdades sociais de forma a não comprometer o meio ambiente, o que, sem dúvidas tornaria a vida na terra uma dificuldade a ser superada.
Diante disso, vários economistas buscam definir um conceito ideal para o termo desenvolvimento, neste universo, existem varias escolas doutrinarias que são influenciadas cada um ao seu modo de entender as relações sociais que tornam possíveis a convivência humana.
Entre as principais escolas convém destacar os adeptos da ecologia profunda que consideram o crescimento econômico como um mal absoluto, e os desencantados do desenvolvimento, que apontam o fracasso bastante geral das políticas que se reclamavam do desenvolvimentismo para justificar o abandono puro e simples do conceito do desenvolvimento.
O que importa é deixar bem claro que o desenvolvimento não se confunde com crescimento econômico, que constitui apenas a sua condição necessária, porém não suficiente. Como bem disse Celso Furtado num dos seus derradeiros pronunciamentos, “só haverá verdadeiro desenvolvimento – que não se deve confundir com crescimento econômico, no mais das vezes resultado de mera modernização das elites – ali onde existir um projeto social subjacente”.
Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado à melhoria do bem estar da população, também se preocupa com as riquezas do país, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta. Frente a isso, temos como exemplo a revolução industrial que foi importante para o desenvolvimento das tecnologias, no entanto proporcionou o desenvolvimento econômico de poucos países tornando ainda mais os países subdesenvolvidos dependentes dos países desenvolvidos. No texto quando é mencionado para não confundirmos desenvolvimento com crescimento econômico podemos ver que isso é verdade, no entanto vale ressaltar que não existe crescimento sem desenvolvimento econômico, pois todos os países que se desenvolvem começaram a se desenvolver tendo como um dos fatores o crescimento econômico.
Matos e Rovella no texto “Do crescimento econômico ao Desenvolvimento Sustentável: Conceitos em evolução” citam que Dentro da economia de mercado, a busca pelo desenvolvimento econômico é sempre um dos principais objetivos perseguidos pelos governos, independentemente de seus partidos ou ideologias. O conceito de desenvolvimento sustentável está cercado por críticos e defensores, que, embora possam divergir em questões pontuais, em sua maioria, quase sempre convergem no que diz respeito à necessidade de um desenvolvimento global, que acarrete melhoria da qualidade de vida para toda a população através do equilíbrio entre as dimensões econômica, social, institucional, territorial e ambiental.
...