ESCASSEZ DE RECURSO
Por: Lucyellen Pessoa • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
COMPONENTE CURRICULAR: ECONOMIA
DOCENTE: WILLEMBERG HARLEY
DISCENTE: LUCYELLEN PESSOA – 1510010100
CURSO: DIREITO TURMA: R TURNO: MATUTINO PERÍODO: 2º
- A partir das informações das aulas de Economia, desenvolva uma dissertação sobre o vídeo abaixo:
O filme retrata o episódio de um garoto chamado Edu, que vive em uma metrópole, o mesmo deseja atravessar uma avenida para ir ao orelhão já que o celular não tinha bateria. Mas o trânsito caótico o impede de atravessar e ele acaba ficando “ilhado” no canteiro central. Diante disso, ele passa a condição de uma luta pela sobrevivência. Tendo que se manter com as coisas que estão ao seu alcance e se adaptar aquela nova realidade de vida, e para isso ele foi obrigado a utilizar algumas formas que os primeiros indivíduos utilizavam para sobreviver, pode-se mencionar: fazer fogo com gravetos.
O principal fator foi à escassez de recursos, como por exemplo, a falta de alimentos. Ele acabou se alimentando de flores, da árvore e até mesmo de um dos seus sapatos. A falta de alimentação adequada acarretou problemas, Edu começou a ter alucinações. E, desesperado ele escreveu um pedido de socorro que não foi atendido. E já não bastavam todas essas coisas, houve uma tempestade e ele literalmente acabou ficando ilhado. Edu, já demonstrando não ter mais esperanças, conformado com o seu destino, quando menos espera surge uma luz do céu e um ser vem ao seu encontro, e, este ser colocou um semáforo naquela avenida e isso foi à solução para o seu problema. O semáforo ao ficar vermelho ele saiu da sua “ilha” e atravessou a rua, e ao chegar ao outro lado ele é tomado pelo sentimento de liberdade.
Enfim, pode-se retirar desse vídeo que as nossas necessidades e desejos são limitados, que todos os bens que estão a nossa disposição são escassos e por isso devemos ter consciência da sua importância e assim não desperdiçar nenhum recurso precioso. No início do filme observamos a seguinte frase de José Saramago: “É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós." Diante disso, acredito é importante sairmos de nós mesmos para observarmos o mundo exterior que muitas vezes não o percebemos e ficamos restritos ao nosso mundo, e isso se faz necessário para também nos olharmos do lado de fora para fazermos uma autoavaliação e assim para nos conhecermos verdadeiramente.
...