ESTUDO DIRIGIDO
Por: Laura Marques • 11/12/2015 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
Aluna: Laura Cristina G. Marques
Formação Econômica do Capitalismo
Texto: Cap XIV – Desenvolvimento do Capital Monopolizador – Paul M. Sweezy
1. De acordo com o texto, leia, analise as afirmações e identifique marcando com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida sublinhe a parte da frase incorreta, reescrevendo-as corretamente no verso.
a) ( ) As duas tendências que distanciam o capitalismo concorrencial entre os produtores e no sentido da formação de monopólio estão intimamente ligadas à crescente composição orgânica do capital.
b) ( )O crescimento do capital variável em relação ao constante resulta na elevação no tamanho médio da unidade produtiva.
c) ( ) Marx observou que o crescimento da parte fixa do capital constante em relação ao variável é estimulado pela concentração e centralização do capital.
d) ( ) A busca incessante dos capitalistas individuais em aumentar a sua quantidade de capital reduz a escala de produção (processo de concentração do capital).
e)( ) A concentração de capitais é sem duvida suficiente para explicar o aumento crescente na escala de produção e a tendência, pelo menos sob certos aspectos, no sentido de incentivar a concorrência.
f) ( ) O crescimento do capital num determinado lugar até atingir a massa imensa, sob um controle único, porque em outro lugar foi perdido por muitos investidores, é o que Marx denomina ser a centralização do capital, em contraposição à acumulação e à concentração.
g) ( ) Quando Marx menciona a batalha da concorrência, ele quer dizer que para entrar no jogo do mercado é necessário diminuir a produtividade do trabalho e baratear os custos unitários, que o implicava enormes plantas industriais (economias de escala ou escala de produção).
h) ( ) Outra condição com relação a batalha da concorrência, consiste em obter acesso fácil ao crédito para financiar a maturação dos investimentos e a comercialização das mercadorias, o qeu implica uma relação mais estreita entre os consumidores e todo o sistema de créditos.
i) ( )A centralização é o método mais rápido de ampliar a escala de produção.
j) ( ) Um dos efeitos da centralização, e em menor grau da concentração, é a socialização e racionalização do processo de trabalho dentro dos limites do capitalismo.
k) ( ) A substituição progressiva da concorrência entre um grande número de produtores pelo controle monopolista ou semimonopolista dos mercados, por um pequeno número evidencia um dos efeitos da concentração de capital.
l) ( ) As sociedades anônimas não exercem influência de grande alcance sobre o caráter e o funcionamento da produção capitalista.
m) ( ) Quando mais perfeito for o mercado de ações, tanto menos o acionista se parece com o antiquado capitalista e administrador e um tanto mais com o realizador de empréstimos que pode recuperar imediatamente seu dinheiro.
n) ( ) A fase final do desenvolvimento do capital monopolista ocorre quando se formam combinações com o objetivo consciente de dominar a concorrência, com um relativamente alto de centralização, que aumenta o número de empresas em determinado setor de produção, com o objetivo de aumentar os lucros.
o) ( ) O acordo tácito é um tipo de combinação que articula uma política comum entre os concorrentes, sem qualquer força de obrigações entre eles, impossibilidade o rompimento do acordo.
p) ( ) Um pool é considerado instável devido o seu cumprimento depender da cooperação voluntaria de seus membros.
...