EVTE TINTAS
Por: frantiescob • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.493 Palavras (14 Páginas) • 341 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Frantiesco Nitschke Bozzetto, João Pedro Lisboa, Priscilla Ferrari e Thiago Raupp.
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA UMA INDÚSTRIA DE TINTAS – TINTAS ECOCOLOR
PORTO ALEGRE
2015[pic 3]
2. A EMPRESA
2.1 DADOS GERAIS
Razão Social: FJPT TINTAS LTDA
Nome Fantasia: ECOCOLOR
Data Da Constituição: 25/08/2015
CNPJ: 25.765.899/0001-50
Inscrição Estadual: 852.369.4-247
Endereço:
Linha De Produtos:
- Látex PVA base Água
- Esmalte Base Água
- Acrílica Base Água
- Epóxi Base Água
Capital Integralizado e Controle Da Empresa: A empresa adotará sociedade por cotas de responsabilidade limitada, onde cada sócio será responsável por 25% do negócio: Frantiesco Bozzetto 25%, João Pedro Lisboa 25%, Priscilla Ferrari 25% e Thiago Raupp 25%, conforme Tabela 1:
Tabela 1 – Divisão das Cotas
Investimento (R$) | % do Negócio | |
Frantiesco Bozzetto | 25 | |
João Pedro Lisboa | 25 | |
Priscilla Ferrari | 25 | |
Thiago Raupp | 25 | |
Total | 100 |
Tabela 1: Investimento e participação dos sócios no capital total da empresa.
Fonte: Os autores (2015)
2.2 MISSÃO
Produzir tintas a base de água buscando manter a competitividade no mercado com as demais empresas do ramo e também mantendo sempre os padrões de qualidade, satisfazendo as necessidades do consumidor com responsabilidade social e ambiental.
2.3 VISÃO
Ser reconhecida como referência na produção de tintas, no mercado que atua, até 2020.
2.4 HISTÓRICO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL
A empresa ECOCOLOR TINTAS LTDA é uma empresa nova no ramo de tintas e será inaugurada neste ano.
3. JUSTIFICATIVA
O mercado de tintas tem evoluído consideravelmente desde 2010 até 2014, com isso, cada vez mais temos produtos inovadores e diferenciados. Neste momento temos a tinta com base de água como o produto que fornece aos consumidores uma inovação em relação à tecnologia e saúde. Isto porque a tinta com base de água é a menos prejudicial ao meio ambiente, podendo reduzir em até 90% a quantidade de Solventes orgânicos Voláteis (VOC).
No Brasil ainda não temos uma lei para a emissão dos compostos orgânicos voláteis, são as próprias indústrias que autorregulam estes por meio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas com base no nível máximo previsto pela legislação da união Europeia.
Quantidades excessivas de VOC emitidas na atmosfera apresentam danos muito sérios a respeito do futuro climático do Planeta. Também ressaltamos que estes compostos são tóxicos, podendo resultar em efeitos crônicos e agudos prejudiciais a saúde humana. Estudo realizado em 2014 pela ipsos revela que 64% da população se preocupam quando o assunto é saúde.
A parte volátil das tintas aquosa é feita por 98% de água e 2% de Compostos Orgânicos. Isto faz com que o odor da tinta diminuía consideravelmente em ralação à base de solvente e ainda possuem um elevado poder de cobertura e um ótimo acabamento.
Em 2013, verificou-se que a tinta imobiliária representa cerca de 80% do volume total de tintas produzidas no Brasil, sendo uma dos cinco maiores mercados do produto segunda o Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de tintas).
[pic 4]
Figura 01: Mercado brasileiro de Tintas por setor
Fonte: Abrafati, 2013
[pic 5]
Figura 02: Tabela com os volumes (Litros) por ano e por segmento.
Fonte: Abrafati, 2014
[pic 6]
Figura 03: Faturamento de 2014 do mercado de tintas em Bilhões de Dólares
Fonte: Abrafati, 2014
O mercado nacional de tintas é muito diversificado e atravessa um período de bonança. Apresenta diversas faixas de preço, razão pela qual consegue atingir diferentes classes sociais. O desempenho da economia brasileira até 2014 favoreceu o setor. Oferta de crédito, extensão dos prazos de pagamento, aumento da renda e redução do desemprego estimularam o crescimento industrial, a construção habitacional e as reformas. (SEBRAE, 2014).
Dilson Ferreira (2013) afirma:
A indústria de tintas no Brasil evoluiu muito nos últimos anos, tendo se preparado para atender às necessidades do mercado nacional e também do internacional. Investindo em pesquisa e inovação, o setor está atualizado tecnologicamente, acompanha as principais tendências internacionais e lança constantemente novidades, oferecendo produtos de qualidade superior e ambientalmente corretos.
Aqui se fabricam produtos com tecnologia de ponta e grau de competência técnica comparável à dos mais avançados centros mundiais de produção. Isso é resultado dos investimentos feitos diretamente pelos fabricantes e do trabalho em colaboração com os fornecedores de matérias-primas, que estão sempre em busca de novas soluções para as demandas de seus clientes.
Há alguns anos, esse esforço em favor da evolução tecnológica passou a incorporar, cada vez mais fortemente, a preocupação com a sustentabilidade, que se tornou uma das principais demandas da sociedade e do mercado. Foi por isso que, em 2009, introduzimos o conceito de Tinta do Futuro – que se tornou tema central de nosso Congresso e Exposição –, a partir do qual a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganharam ainda mais evidência no nosso setor, com a participação decisiva dos fornecedores de matérias-primas.
...