Economia Brasileira Contemporâneas Capitulo
Por: Gustavo Guimarães Borba • 7/10/2020 • Trabalho acadêmico • 461 Palavras (2 Páginas) • 627 Visualizações
1. Em termos de crescimento econômico, o século XX foi um século perdido?
Não, não foi um século perdido para o crescimento econômico, já que houve um grande crescimento econômico no Brasil, apesar de grande volatilidade. Até os anos 30 tínhamos como principal fonte de crescimento a agricultura, depois passamos a ter a indústria com maior participação. Saindo então da dependência de produtos agrícolas para exportar dando lugar para a industrialização voltada para o mercado interno e não para exportação. Importante ressaltar que na segunda metade do século o PIB se elevou em mais de 12 vezes, com uma taxa média de crescimento anual de 5,2%, porém nas décadas de 80 e 90, a média de crescimento é significativamente inferior à média secular.
2. Em termos de desenvolvimento econômico, o século XX foi um século perdido?
Se em termos de crescimento o Brasil correspondeu com um bom resultado, em termos de desenvolvimento a resposta já não é a mesma. Podemos dizer que os esforços e as decisões tomadas não tiveram êxito em estabelecer um processo de desenvolvimento. O que notamos é tivemos altos índices de concentração de renda e um processo de má distribuição de renda, que inclusive repercute até os dias atuais. Todos esses fatos, indicam que as decisões tomadas ao decorrer do século passado não surtiram o efeito esperado. Para que fosse considerado bom resultado no desenvolvimento econômico teríamos de ter alcançado uma produção tecnológica nacional e que fosse compatível com a demanda social do país. Os esforços do governo estavam concentrados apenas no enfoque econômico da questão, e que muitas vezes deixou de lado os investimentos e as reformas necessárias na área social de responsabilidade do estado.
3. Reconstrua o Quadro 12.1, levando em consideração a evolução do problema inflacionário no Brasil.
Notamos que o processo de industrialização segue junto com um relativo crescimento inflacionário. No Brasil, esse processo chegaria no seu topo na década de 60. Ao decorrer da década de 60 e 70, a inflação é razoavelmente controlada, mas sofre uma alta repentina na década de 80 e só volta a ser controlada durante a década de 90 através do plano real. O que se nota também, é que o processo de aumento da inflação foi correlacionado com a desaceleração do PIB nos mesmos períodos.
4. Explica e evolução da vulnerabilidade externa brasileira ao longo do século XX.
É importante entender que historicamente o Brasil tem a dependência de exportação de produtos primários. Até a década de 60 tínhamos essa dependência em apenas dois produtos, café e borracha. Após isso, passamos a ter uma maior diversificação de exportações, mas ainda sim focado em bens primários, tendo como maior foco o petróleo, já no final do século. Essa diversificação, apesar de ainda pequena, acabou diminuindo a vulnerabilidade externa.
...