Economia Brasileira no Século XXI
Por: Isabela Riera • 11/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.680 Palavras (15 Páginas) • 300 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
ANA CAROLINA DE PAULA
CAMILA PEREIRA DE PAIVA
JOÃO PEDRO VOMPEAN
ISABELA RIERA
MONIQUE ARAUJO LOPES
THIAGO EMERSON DA SILVA PACHECO
PROJETO INTEGRADO – A ECONOMIA DA NAÇÃO NO SÉCULO XXI
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
ANA CAROLINA DE PAULA 248810
CAMILA PEREIRA DE PAIVA 250804
JOÃO PEDRO VOMPEAN 246777
ISABELA RIERA 239544
MONIQUE ARAUJO LOPES 240297
THIAGO EMERSON DA SILVA PACHECO 239764
PROJETO INTEGRADO – A ECONOMIA DA NAÇÃO NO SÉCULO XXI
Projeto integrado apresentado como requisito parcial para obtenção de nota no curso de Administração na modalidade presencial no período matutino, na Universidade Metodista de São Paulo.
Prof. Alexandre Borbely
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1 – Previsões para a economia x
Gráfico 2 – Dados confirmados referentes a 2015 x
Gráfico 3 – Projeções para ano de 2016 x
Gráfico 4 – Projeções para ano de 2017 x
Gráfico 5 – Variações do PIB x
Gráfico 6 – Renda do trabalho por habitante x
SUMÁRIO
1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO
1.1. Crise Econômica x
1.2. O Impacto do Dólar Mais Alto x
1.3. O Dólar x
1.4. Mercado Financeiro x
1.5. Intervenção do Banco Central x
1.6. Dificuldades x
1.7. Preparação dos Investidores x
1.8. País Pode Voltar A Crescer x
1.9. Queda do PIB x
1.10. Renda do Trabalho Mundial x
1.11. Papel do Governo x
1.12. Alternativas do Retorno de Crescimento x
CONSIDERAÇÕES FINAIS x
REFERÊNCIAS x
ANEXOS x
INTRODUÇÃO
1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO
1.1. Crise Econômica
A crise econômica brasileira começou no final de 2014 e apresenta um crescimento gradual. Em 2016, os números de desempregos e empresas falidas são muito maiores quando comparados a outros anos e tal crise tornou-se um marco histórico. Essa preocupação com a atual situação econômica do Brasil vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos.
Os motivos que levaram a atual situação econômica do Brasil são muitos e um deles é a falta de investimentos em infraestrutura, o que acaba levando o país a perder competitividade no ambiente interno assim como no externo. Uma das explicações para isso é a falta de estratégia. De acordo com a história econômica, crises como esta constituem uma fase regular do ciclo econômico, caracterizada pelo excesso geral da produção sobre a demanda e manifestando-se primeiro no setor de bens de capital, depois no setor de bens de consumo. Ou seja, passando da economia financeira para a economia real. Em consequência, há queda brusca na produção, falência de empresas, desemprego, redução de salários, lucros e preços, dentre outros.
Uma das mais graves crises da economia mundial começou nos EUA e ocorreu entre 1929 e 1933, sendo chamada de Grande Depressão. Atualmente, o mundo também se encontra perante uma crise de grandes proporções que começou no com dificuldades energéticas, desenvolveu como financeira e então evoluiu para economia real, gerando a recessão e depressão na generalidade da economia mundial. Nas teorias mais modernas, o desenvolvimento econômico é entendido como um processo cíclico dividido em várias fases, com pontos de mudanças nas partes inferior e superior do ciclo. A partir de um ponto abaixo de sua linha de equilíbrio, o processo de desenvolvimento econômico sairia de uma fase de recuperação para uma fase de expansão, com aumento da taxa de investimento, aumento relativo da soma de salários, acréscimo do consumo.
1.2. O Impacto do Dólar Mais Alto
Grande parte da população desconhece que isso possa lhes afetar diretamente, ao não serem pagos em dólar e não pretenderem viajar para o exterior em breve.
...