Economia e Mercado - Módulo 2 - TTI
Por: AlbertoPimentel • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 760 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS
Economia e Mercado – 2º Módulo
Professor: André Faria
Valor 50 pontos
Trabalho poderá ser realizado individualmente, dupla ou trio.
Turma 18
NOME DO ALUNO: ALBERTO PIMENTEL BAPTISTA
1) Diferencie: Bens de consumo durável, não durável, bens de capital, bem intermediário e bens públicos. (4 pontos)
Bens de Consumo Durável: São os bens que satisfazem as necessidades dos consumidores, mas que apresentam uso prolongado, como geladeira, fogão, aparelho de som.
Bens de Consumo não Durável: São os bens que atendem às necessidades dos consumidores, mas que acabam à medida que são usados, como os alimentos de forma geral.
Bens de Capital: São os bens que não satisfazem diretamente uma necessidade do consumidor, mas servem como intermediário para a satisfação. São os bens de valor, como moeda, ouro, etc.
Bens Intermediários: São os bens que podem ser transformados em outros bens, agregando assim valor, e passam a ser bens de consumo ou bens de capital. Temos como exemplo cimento, café em grão, madeira, etc.
Bens Públicos: São os bens que são consumidos simultaneamente por diversos indivíduos, e seu uso é difundido com a coletividade, como energia elétrica ou consumo de água.
2) Quais são os fatores de produção? (4 pontos)
Trabalho, Capital e Terra.
3) Os preços são determinados pela oferta e demanda. Explique esta afirmativa: (4 pontos)
Geralmente o preço é estabelecido, depois que se faz as contas de quanto custou para produzir determinado produto, acrescido do lucro que a empresa pretende gerar. Porém, na prática existem fatores no mercado que são mais fortes na determinação do preço final para o consumidor.
Toda vez que acontecer de um determinado produto ter sua oferta diminuída, por razões quaisquer, e a demanda se manter a mesma, automaticamente seu preço tende a subir, pois a procura será intensa e imediata, e existe a oportunidade de se ganhar mais pelo mesmo produto. Isso é muito comum na área agrícola, quando por razões de uma geada algum produto estraga, e acaba não chegando à mesa do consumidor.
O preço de um produto pode também sofrer alteração para baixo, caso aconteça algo de diminua sua demanda, o que causaria um excesso de produto no mercado, e como forma de incentivar a comercialização deste produto, o mercado oferece descontos ou abatimentos.
O preço ideal é sempre o equilíbrio da oferta e da demanda.
4) Diferencie Concorrência Perfeita, Monopólio e Oligopólio (4 pontos)
Concorrência Perfeita: Acontece quando várias empresas atuam no mercado, de forma conjunta e simultânea, com produtos homogêneos, sem barreiras à entrada de novas empresa, de forma que uma única empresa não é capaz de causar grande impacto no mercado, como por exemplo determinar o preço de um produto. Permanece assim um equilíbrio de concorrência.
Monopólio: É exatamente o contrário de uma Concorrência Perfeita. Acontece quando uma empresa domina o mercado, sem concorrência significativa, ditando todas as regras do produto, sendo insubstituível, criando mecanismos de barreiras para entrada de novas empresas, detendo assim toda a informação, controlando inclusive o preço do produto.
Oligopólio: Acontece quando existe um número de concorrentes moderado, e essas empresas são detentoras da maior parte do mercado. Existe concorrência entre estas empresas e grande rivalidade e competição. As empresas determinam os preços do mercado, e apresentam barreiras para a entrada de novas empresas. Neste caso existe grande possibilidade de criação de uma cartel, que é quando um grupo de empresas se juntam para dominar o mercado.
5) Explique a função da moeda: (4 pontos)
Moeda é a mercadoria capaz de se transformar em qualquer outra mercadoria do mercado. Serve para intermediar o fluxo de bens, serviços ou fatores de produção. Serve também como padrão de medida para todo e qualquer bem da economia. Sua principal função é ser o instrumento que propicia a troca de bens e serviços.
6) Inflação de demanda, quando seu nível está operando em “Pleno emprego”, é quando: (2 pontos)
- Existem produtos em excesso;
- O governo aumenta os juros;
- (X) Excesso de procura em relação à oferta de bens e serviços;
- Aumento de insumos e matéria prima.
7) Qual dos itens abaixo não faz parte de um “Produto de Pleno Emprego”? (2 pontos)
- Todos trabalhadores (que desejam trabalhar) estarão empregados;
- Toda a terra estará ocupada;
- Todas as máquinas estarão funcionando;
- (X) Todos os governos estarão gastando.
8) Dos itens abaixo, qual não faz parte do sistema de mercado: “Oligopólio”? (2 pontos)
- Grupo limitado de empresas;
- Muitas barreiras de entrada;
- (X) Empresas não causam impactos dentro do setor;
- Risco de cartel.
9) Um imóvel para moradia é considerado um bem: (2 pontos)
- Intermediário;
- Não durável;
- De capital;
- (X) Durável.
10) Qual dos itens abaixo é considerado papel dos juros na economia? (2 pontos)
- Regula a remuneração da bolsa de valores;
- Agente regulador da oferta e da demanda;
- Determina o valor do câmbio;
- (X) Determina os valores para o Banco Central.
11) Marque com “X”, qual a opção referente à taxa de juros que regula a caderneta de poupança e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH). (2 pontos)
a) Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP)
b) Sistema Especial de liquidação e Custódia (SELIC)
c) (X) Taxa Referencial (TR)
d) Taxa de Juros
...