Educação Financeira
Por: Anderson2004 • 22/5/2015 • Exam • 363 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Educação financeira
Você já analisou o impacto causado em sua vida pessoal pela má administração de suas finanças pessoais? Problemas financeiros podem causar mau humor, arruinar relacionamentos, destruir a saúde e até levar ao desemprego.
O primeiro passo no caminho de uma educação e saúde financeira é o autoconhecimento e, para isso, será necessário mais que uma planilha com nossos gastos. Será preciso identificar e eliminar aquelas pequenas despesas do dia a dia que podem consumir nosso orçamento e que às vezes não temos consciência.
[pic 1]
Em seguida, não contraia novas dívidas. Faça uma avaliação de suas dívidas e procure negociar e pagar, sempre evitando o pagamento excessivo de juros.
Procure definir um limite mensal para seus gastos, dentro da possibilidade de seus ganhos e, ainda, procure reduzir ou adiar a compra de produtos ou serviços que podem esperar.
Para finalizar, você deve também preocupar-se com a educação financeira do cônjuge e filhos. Se possível, estabeleça uma mesada para seus filhos, de acordo com o que você acredita ser necessário para a idade deles, orientando-os com os gastos e incentivando-os a poupar.
Mudar hábitos de consumo não é uma tarefa fácil, pois requer persistência e disciplina e, se você contar com o apoio familiar, suas chances de sucesso serão maiores!
[pic 2]
Educação financeira nas empresas
Algumas empresas já perceberam que investir em programas de educação financeira dos colaboradores trará benefícios não só para eles como também para a organização. Investir na educação financeira do colaborador irá melhorar sua qualidade de vida, evitando prejuízos, como queda da produtividade, problemas de relacionamento com os colegas, furtos, aumento de acidentes, faltas e outros.
[pic 3]
Quando um colaborador enfrenta problemas financeiros, sua motivação diminui, refletindo negativamente nas atividades e podendo comprometer a rentabilidade da organização.
Os problemas financeiros independem do salário do colaborador. Nessa situação, não adianta dar aumento de salário, benefícios e auxílios sem orientação adequada de como administrar seus ganhos.
Para auxiliar seus colaboradores a ajustar a vida financeira, as empresas costumam oferecer cursos, palestras e oficinas. Sempre que surgir uma oportunidade de participar, aproveite e amplie seus conhecimentos para ter um equilíbrio financeiro.
[pic 4]
...