TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Corporativo

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo Corporativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 7

Para que uma empresa possa se configurar como uma organização preocupada com a sua saúde financeira, ela precisa

Módulo 4 –

Empreendedorismo Corporativo

Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender como pode ser um intra-empreendedor, e contribuir para aumentar a competitividade da empresa onde trabalha.

Texto 01 - Definição

O Empreendedorismo Corporativo, ou seja, aquele praticado dentro das organizações, e que foi “batizado” pelo professor americano Guifford Pinchot III de Intrapreneurship, ou Intraempreendedorismo em português, não é na verdade um fenômeno recente. Pelo contrário, nos últimos 100 anos diversas empresas tiveram no comportamento empreendedor e na conseqüente geração de inovações a base para o sucesso.

Este tema passou a despertar muito interesse no mundo empresarial no momento em que passamos a conviver com a Globalização, você percebeu que tudo o que tratamos nos negócios esta relacionado com: concorrência e a competitividade da organização?

A mudança é necessária dentro da organização. Hoje preço baixo não e mas sinônimo de sucesso em vendas. (vide lojas R$ 1,99).

É aí que entra o comportamento empreendedor. Profissionais com iniciativa, visionários, sem medo de tentar e que aprendem com os erros, determinados, criativos, ousados e capazes de mobilizar recursos e implementar novos negócios dentro do ambiente corporativo, são a única forma de se estabelecer essa vantagem competitiva definitiva.

Hoje dentro das universidades trabalhamos com uma disciplina chamada Organização do Futuro, e é exatamente sobre isto que estamos falando. Se a sua empresa quer realmente fazer parte do futuro ela deve imediatamente, muda.

Hashimoto comenta que os novos negócios, criados pelas empresas de forma isolada do resto da organização. Normalmente, são linhas de negócios ou produtos com poucas aderências aos produtos e negócios já existentes.

O empreendedorismo corporativo possui uma ampla gama de aplicações. É muito difícil afirmar categoricamente que uma empresa é ou não intra empreendedora. Qualquer funcionário que por iniciativa própria promove alguma mudança dentro ou fora do seu escopo de trabalho, para o qual ele não e originalmente pago pode, a rigor, pode ser considerado um empreendedor corporativo.

Questão Resolvida

A globalização tem imposto mudanças em diversos aspectos do mundo de negócios. Várias são as técnicas utilizadas pelas organizações para enfrentar esse novo cenário, tais como um enfoque gerencial denominado Empowerment, que significa o fortalecimento do poder decisório dos indivíduos de uma empresa, tendo como condição inerente e necessária à sua utilização

A) a intolerância a erros de decisão.

B) a circulação restrita das informações gerenciais.

C) a competência decisória dos gestores.

D) a flexibilização da missão da empresa.

E) a inexistência de sistema de recompensas.

Texto 02 – O conceito

Não se resume unicamente à criação e desenvolvimento de novos produtos, ele indica qualquer norma de proposição de mudanças e melhorias na organização que, de alguma forma, se traduz em aumento de valor para o cliente ou para o acionista. (Hashimoto, 2006,pg. 8)

Alguns pontos para reflexão quanto ao conceito de empreendedorismo corporativo: conforme Hashimoto:

* Uma boa idéia por si só não se transforma em resultado sem um estudo de viabilidade, um planejamento de implementação, investimentos, ajustes e acompanhamento. O sucesso está diretamente relacionado com a eficácia das ações.

* Muitas vezes um problema grave da organização serve como estopim para a revisão de paradigmas e pressupostos que levam a um processo de ruptura e busca de novos conceitos aumentarem a competitividade e a eficácia. Mais uma vez, o valor do esforço pela necessidade de sobreviver.

* as empresas estão descobrindo que inovação é gerada por gente e não por tecnologia. Iniciativas, equipes auto-geridas, liderança situacional, descentralização, remuneração variável entre outras, são, na verdade, iniciativas que promovem o empreendedorismo interno.

* Permitir que as pessoas tenham a liberdade de conduzir iniciativas pessoais e não só ignorar os fracassos daí decorrentes, mas incentivar o erro como processo de aprendizado não é fácil de implementar em nenhuma empresa.

* Há uma necessidade crescente de promover uma cultura interna de inovação como fonte de competitividade, evidenciando que as cabeças pensantes dos departamentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) não estão dando conta da demanda por novidades e melhorias nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Questão respondida

Na empresa química Neo S.A , o Empreendedor Ronaldo percebeu que seus colaboradores estavam desmotivados e não comprometidos com os resultados do seu trabalho. Para diagnosticar melhor as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo não estavam sendo satisfeitas.

Para minimizar tal problema ele deverá:

A) aumentar a quantidade de vale transporte e a duração dos intervalos para descanso.

B) aumentar o espaço físico dos banheiros internos e externos da empresa.

C) analisar o processo de trabalho e aumentar os salários e os benefícios.

D) implementar um programa que aumente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com