Empreendedorismo Corporativo
Resenha: Empreendedorismo Corporativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathaliaebruno • 28/1/2015 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Empreendedorismo Corporativo
O empreendedorismo pode ser definido como o ato de empreender novas possibilidades, visualizando oportunidades de negócio e buscando a plena realização das mesmas.
Existem diversos indivíduos que são inegavelmente empreendedores, e estes geralmente se arricam em atividades empresariais, muitas vezes sem sucesso e outras vezes com pleno sucesso.
Entretanto o empreendedorismo pode existir em maior ou menor grau nos diversos indivíduos e cada vez mais as empresas percebem que o diferencial competitivo é a mão de obra (as pessoas é que fazem diferença, num mundo onde as tecnologias estão cada vez mais próximas de todos).
Portanto, muitas empresas estão começando a despertar para a importância de estimular (dentro de certos limites e possibilidades é claro) o lado empreendedor de alguns colaboradores, visando agregar valor para as atividades desempenhadas e iniciar novos projetos internos em diversas esferas, estimulando a inovação.
Entretanto, com o dia-a-dia corrido que todos os profissionais e empresas enfrentam, acontecem diversos contratempos que podem dificultar o empreendedorismo corporativo, tais como:
Falta de uma política clara de estímulo e monitoramento do empreendedorismo corporativo,
Falta de um patrocinador (diretor ou gerente) das atividades dos empreendedores corporativos,
Falta de uma política clara de recompensa para os casos de sucesso das iniciativas de empreendedorismo corporativo.
Devemos ter em mente que não são necessários projetos mirabolantes ou planejamentos intermináveis para iniciar um processo de fomento ao empreendorismo corporativo nas empresas, o fundamental seria:
Estabelecer uma política mesmo que simples, porém clara a respeito do assunto,
Criar uma comunicação clara dentro da empresa sobre o assunto (newsletters, reuniões, apresentações períodicas),
Identificar e treinar os melhores potenciais para tais atividades,
Monitorar o desempenho do empreendedorismo corporativo para que o mesmo não interfira ou reduza os esforços sobre as atividades usuais dos colaboradores,
Criar um processo claro de premiação para ideias e iniciativas que rendam frutos efetivos para a empresa.
Enfim é interessante encarar o empreendedorismo corporativo como uma grande oportunidade que as empresas tem para desenvolver diferenciais competitivos em relação a concorrência e também de atender melhor os clientes e estimular a inovação dentro da empresa e a melhor utilização do potencial dos colaboradores.
...