Empreendedorismo em uma era de transformações e mudanças
Por: Pollyana Oliveira • 8/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.094 Palavras (9 Páginas) • 228 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de um resumo do capitulo, “Empreendedorismo em uma era de transformações e mudanças”, do livro empreendedorismo para visionários de Jose Dornelas.
O capitulo em questão trata do empreendedorismo contemporâneo comparado ao mercado do passado. Inovações, perfil necessário, sustentabilidade, o papel da mulher, entre outros temas serão tratados a seguir.
1.1 Empreender nos Dias Atuais é um Pouco Diferente.
Nos dias atuais o individuo pode se tornar um empreendedor de diversas formas. Seja em grandes empresas, com o próprio negocio, coletivamente, individualmente ou até mesmo em organizações governamentais, empreender pode ser definido como a realização de sonhos, a transformação de ideias em oportunidades, é a ação para concretizar objetivos gerando valor para a sociedade. Nada muito diferente de como era antigamente.
A diferença do empreendedor do passado para o empreendedor nos dias atuais está nas consequências das mudanças na sociedade. Atualmente a informação é transmitida em uma velocidade inimaginável até alguns anos atrás, com a inovação tecnológica o empreendedor precisa acompanhar o ritmo em que as informações são passadas e recebidas, e a se adaptar as mudanças constantes do mercado. Muitos consideram empreender como plano de negocio e até mesmo como carreira profissional. A classe empreendedora cada vez mais, dita como será o nosso futuro, como as mudanças de mercado vão acontecendo em nosso dia a dia.
Com o surgimento de novos empreendedores diariamente, muitos deles fracassando inclusive, surgiu uma outra forma de empreender: Treinamentos. Não existe formula mágica para fazer um negocio dar certo, mas existem alguns preceitos comprovados na observação de características comuns de negócios bem sucedidos que são indispensáveis para o sucesso do empreendimento. Os riscos de iniciar uma atividade em um mercado estão presentes, erros serão cometidos, incertezas farão parte do cotidiano, e ter dicas de qual caminho seguir com certeza ajudará muito.
Qualquer um pode empreender, agora ou no futuro. Algumas características como a tolerância a falhas, resiliência, iniciativa, capacidade de assumir riscos, visão de futuro, liderança, capacidade de organizar recursos e planejar os próximos passos, etc. foram definidas, de acordo com experiências de sucesso, como perfil empreendedor. Assim, poder ou não empreender, não é algo pré-definido, mas para quem tem interesse na área, é importante desenvolver as competências citadas.
1.2 Empreender Agora ou no Futuro?
Não existe idade certa ou errada para empreender. É certo que os jovens têm menos experiência de vida, e pela imaturidade da maioria nessa faixa etária, estão mais propensos a erros. Por outro lado são mais engajados, sem medo de falhar, pois geralmente ainda não tem responsabilidades com filhos, etc. Por outro lado, os mais velhos, são mais experiente e talvez até já trabalharam no ramo em que estão investindo. Entretanto, os mais velhos tendem a ter mais dificuldade em lidar com as mudanças tecnológicas, já estão acostumados com a estabilidade de ser funcionário, e tem muito mais a perder com as falhas. Claro que não se pode generalizar, mas são fatos que comumente pesam de acordo com a idade.
Apesar dos prós e contras oque se tem observado recentemente no Brasil, é um número cada vez maior de jovens iniciando seu próprio negocio. As condições do mercado de trabalho com cada vez menos estabilidade, o sonho de ser o próprio patrão, a busca por resultados rápidos, a redução do quadro de funcionários de grandes empresas, e a inconstância das empresas que passam por vendas ou fusões constantemente, podem ser listados como fatores que levaram os jovens a iniciar a carreira profissional empreendendo.
1.3 A Globalização e Seu Impacto no Empreendedorismo Brasileiro
Uma realidade no mundo atual, o Brasil não tem aproveitado a prática de empreender. Os países que aproveitam desta habilidade profissional buscam aumentar o alcance de seus negócios e, com isso, promover o crescimento econômico.
Atualmente o nosso país sofre uma falta de empreendedores, que são direcionados pelo mercado a seguir a cultura ou até mesmo por características do país e seu mercado interno, com foco no mercado interno com as franquias voltadas a alimentação, vestuários e serviços, com tantas preocupações com o mercado interno o mercado internacional é deixado de lado.
Consequentemente o Brasil está entre as posições de menor destaque, segundo a pesquisa anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O resultado de tal pesquisa representa o nível de internacionalização dos países.
No entanto há uma tentativa de conseguir diferencias para seus empreendedores locais atuarem no mercado externo.
1.4 Inovar é Preciso.
Inovação é a premissa que permite a algumas empresas atingir a longevidade; o segredo para se ter inovação é a união entre a criatividade e as ideias. A inovação ocorre a partir de uma criação, invenção, da busca pela solução de questões ainda não resolvidas ou do aprimoramento de solução já existentes para problemas que o homem enfrenta ao longo da vida e no dia a dia.
O brasileiro tem fama de ser criativo, porém não se tem inovação nessa criatividade, o empreendedor vive na mesmice, busca resolver seus problemas sem inovar usando apenas a criatividade.
No Brasil falta o investimento das empresas em inovação é mais fácil um funcionário que esta trabalhando todos os dias naquela função encontrar uma forma de resolver um determinado problema do seu dia a dia, além de esperar uma consultoria vir de fora pra resolver o seu problema, as empresas brasileiras esperam até o ponto de vir a solução de fora com um custo superior ao que iria gastar e utilizando uma inovação e criatividade que já poderiam ter sido geradas antes.
Dados tirados do GEM mostram que de dez brasileiros apenas um se mostra preocupado em inovar. Isso deixa o Brasil em dificuldade em chegar a ser um país desenvolvido, o Brasil está atrás de países como: Peru, Uruguai, Argentina são países que teoricamente deveriam está bem atrás do Brasil pelo fator geográfico ou até econômico.
O
...