Estrutura Organizacional
Trabalho acadêmico: Estrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ckohler • 9/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.564 Palavras (7 Páginas) • 488 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A empresa 4
2.2 Organograma.........................................................................................................5
2.3 Estrutura Organizacional........................................................................................5
2.4 Comportamento Organizacional 5
2.3 Estudo de caso Lojas Arapuã, motivos de sua falencia 6/7
2.4 Sistema de custos 7
2.5 Fatores externos que influenciam o comportamento do consumidor.....................7
2.5.1 Fatores sociais....................................................................................................8
2.5.2 Fatores econômicos............................................................................................8
3 CONCLUSÃO 9
REFERENCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O estudo de Caso é uma forma de avaliar o contexto e planejamento de toda empresa, seja no âmbito administrativo, seja de planejamento ou de seu foco principal que é o cliente. Nesse primeiro instante, vamos avaliar uma organização que atua na área de vestuário, denominada de Tropical Baby, instalada em Tupassi Pr, com a atividade voltada para a produção de roupas infantis, criada por dois amigos, onde um deles se destaca na área administrativa e financeira, sendo denominado então para o cargo de gerencia e diretoria de toda a área de planejamento e gestão da empresa e o outro, tendo em sua bagagem, experiência no setor de produção, conhecendo desde o corte até a arte final do produto de vestuário, onde é o foco da atividade.
O principal objetivo da organização é o desenvolvimento de peças do vestuário para o publico infantil, sua confecção até a comercialização do produto final. Como toda empresa, o começo é sempre difícil, onde se dispunha de uma pequena oficina de confecções, mas como toda semente tem o seu fruto, logo evoluiu para produção em série ficando assim, um largo mercado para exploração comercial da organização.
Os dois sócios conseguem definir as tarefas e se organizar de forma sistêmica para que tudo seja realizado dentro de padrões estabelecidos por eles próprios, onde, onde um cuida do setor gerencial, pois tem maior experiência neste setor, ficando responsável pelo gerenciamento financeiro, e também com a parte administrativa e comercial.
JÁ, as atividades voltadas à produção de itens, sua comercialização, prospecção e controle operacional, ficam a cargo do segundo sócio, que se encarrega de toda a parte operacional e da gestão das pessoas.
Segundo Chiavenato (2006, p.69), “o mercado é uma arena de operações da empresa. É nela que travam as batalhas não só para conquistar os clientes disputados entre vários concorrentes, mas também para descobrir as necessidades do cliente, a fim de projetar mercadorias e serviços adequados a essas necessidades, fazendo com que ele escolha seu produto/serviço e não os dos concorrentes”.
2 DESENVOLVIMENTO
Analisando o texto proposto para a análise, o trabalho tem seu desenvolvimento baseado nos desafios enfrentados pela empresa no que tange a comercialização de itens de vestuário em um mercado altamente competitivo, e também o desafio gerencial, para administrar e conduzir a empresa de forma eficiente e sustentável, agregando renda aos seus proprietários e também as pessoas ligadas à empresa, sejam elas empregadas, agregadas, ou revendedores.
1.1 A EMPRESA;
A empresa analisada neste trabalho foi fundada na cidade de Tupassi, em função das leis de incentivo deste município, que lhe ofereceu barracão e isenção de impostos com o intuito em gerar empregos nesta localidade.
A empresa foi fundada em 15/08/2007, iniciando suas atividades com 10 costureiras terceirizadas, e após os primeiro meses teve este numero aumentado consideravelmente, graças ao apoio do município e também pelo importante apoio realizado pelo Banco do Brasil, que financiou as maquinas de costura para as costureiras, que na realidade, não eram empregadas diretas da empresa, e sim, empregadas individuais, que prestavam serviço agregado à empresa, sendo que a sua remuneração, era com base em sua produção mensal.
Atualmente, a empresa conta com mais de 40 costureiras, todos no regime terceirizado, e sua administração é realizada pelos dois sócios, que dividem as funções administrativas, operacionais e comerciais.
2.2 - Organograma
O organograma da empresa, demostra seus níveis hierárquicos, onde os sócios representam o conselho gestor, que tomam as decisões e definem as politicas, metas e condutas da empresa.
Abaixo, cada um dos sócios tem suas responsabilidades especificas, onde um cuida da parte administrativa financeira e o outro do setor operacional e comercial.
2.3 – Estrutura Organizacional:
É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. • É a forma em que as atividades são divididas, organizadas e coordenadas• A estrutura de uma empresa esta diretamente ligada a sua estratégia. • Inclui aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Neste caso, a estrutura utilizada pela empresa é funcional, onde, podemos definir da seguinte forma:
É a estrutura que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando amando de mais um chefe. • Resultou de um trabalho crítico feito por Taylor à Estrutura Linear, quando se defrontou com o excessivo e variado volume de atribuições concentradas nos mestres de produção de uma siderúrgica americana.
Estrutura Funcional apresenta as seguintes características:
• Ênfase
...