Estudo de Caso Cacau Show
Por: Ccivson • 25/8/2019 • Seminário • 1.498 Palavras (6 Páginas) • 496 Visualizações
UNIBRA – CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO
CIBELE ARAUJO LOPES DA SILVA
TRABALHO INTERDICIPLINAR
ESTUDO DE CASO: CACAU SHOW
RECIFE 2019
UNIBRA – CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO
CIBELE ARAUJO LOPES DA SILVA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
ESTUDO DE CASO: CACAU SHOW
Trabalho para a segunda avaliação da disciplina de Cenários
Econômicos com a professora Elida Lourenço
RECIFE 2019
INDÍCE
- Introdução ...................................................................4
- O Chocolate e suas origens ........................................5
- Cacau show .................................................................5
- Cacau Show no mercado Nacional..............................6
4.1 Mercado e seus principais concorrente................6 4.2 Tempo de crise.....................................................7
- Mercado Internacional .................................................8
- Conclusão....................................................................9
- Bibliografia.................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Para avaliação Interdisciplinar da disciplina Cenários Econômicos do Curso de Ciências Contábeis, do 3° período noite (2019.1), da UNIBRA – Centro Universitário Brasileiro coloquei em prática todo o conhecimento adquirido durante esse período e em períodos anteriores.
O objetivo desse trabalho é viajar no mercado da indústria de chocolate, e conhecer umas das maiores empresas do Brasil “Cacau Show”. Onde seu criador com apenas 17 anos e muita força de vontade fez esse Império do chocolate virar realidade.
Com grande aposta em franquias podemos ver como a Cacau show passou o tempo de crise e como se relaciona direta e indiretamente com os seus concorrentes.
2. O Chocolate e suas origens
O chocolate começou a ser consumido por volta de 1500 a.C pelas civilizações Olmeca. Posteriormente, Maias e Astecas, desenvolvem o costume de beber o chocolate, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias, resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje.
É através dos conquistadores espanhóis que o chocolate chega à Europa, acabando por se difundir pelo mundo todo. No início, é considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético e somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam. Com a Revolução Industrial, torna possível a produção em massa, além de fazer com que os produtos ficassem mais baratos.
Gradualmente, o cacau vai se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. O hábito de comer chocolate em pedaços só se tornaria popular 20 anos depois em 1847, quando uma firma inglesa começou a produzir chocolate doce em barras para comer (e não apenas chocolate em pó para beber), misturando o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar. Na Suíça finalmente surge a mistura consagrada de chocolate, leite e açúcar, dando origem ao chocolate como conhecido atualmente.
3. Cacau Show
A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem empreendedor chegou com o pedido na fábrica, para a sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo com o desafio. Assim, após três dias e com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido.
O lucro dessa primeira encomenda, foi o capital inicial para que o empresário criasse a Cacau Show. A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001, e o negócio cresceu rapidamente. Hoje, a empresa conta com 2 mil franquias em todo o País, cinco fábricas e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano.
4. CACAU SHOW NO MERCADO NACIONAL
4.1 MERCADO E SEU PRINCIPAIS CONCORRENTE
Não existem restrições para consumir o chocolate. Crianças, jovens, adultos e idosos podem consumi-los das mais variadas maneiras; como chocolate ao leite, bombons, puro, amargo, chocolate em pó, barra, com castanhas, frutas, derretidos, gelados, entre outras mais variadas formas. Porém a Cacau Show demonstra ter seu público um pouco mais maduro: mesmo tendo uma clientela infantil, seus chocolates atingem mais jovens, adolescentes e casais. Há várias linhas como: infantil, a linha de presentes e oferece também uma linha diets, podendo, assim, agradar e atrair a todos.
...