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Etica aplicada a economia

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

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1ª) Analise criticamente o segundo capítulo de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo no que concerne a formação do espírito do capitalismo. Identifique os principais argumentos e analise-os.

Weber explica o capitalismo moderno como uma produção religiosa, desta forma, a economia correlacionar-se-á diretamente com os preceitos e dogmas religiosos da sociedade que a comporta. Na introdução e contextualização de seu Espírito do capitalismo, Weber analisa a civilização ocidental como produtora de fenômenos culturais universalizados, como as artes, arquitetura, ciência etc, não invalidando as produções das culturas orientais, mas convalidando a cultura ocidental pela sua racionalidade universal.

O espírito capitalista pode ser entendido como um processo civilizatório, existente antes mesmo do capitalismo ocidental moderno, no entanto somente com o advento deste, percebe-se a existência de uma lógica racional, que confere ao capitalismo um caráter universal.

O pensamento weberiano atribui ao protestantismo, mais especificamente ao Calvinismo o desenvolvimento desse mecanismo moderno, que rompe com a recusa aos prazeres materiais do catolicismo, de modo que a atraente ideia de ganho de dinheiro na moderna ordem econômica como resultado e expressão da virtude e da eficiência, mostrou-se eficaz, pois se via protegida pela religião a possibilidade de lucro e acumulo de capitais, enquanto o catolicismo se manteve afastado das secularidades, onde seus mais altos ideais os levavam a uma concepção indiferente quanto ao ethos protestante.

Importante verificar na construção do pensamento weberiano acerca do espírito capitalista, uma tímida, porém inata concepção de ação social, onde o modelo em construção do capitalismo moderno, advindo do protestantismo, é justificado e racionalizado como nexo de causalidade entre reestruturação de um cristianismo fundamentado no trabalho árduo, na geração de dinheiro e o abandono da abnegação aos prazeres mundanos.

Em concordância ao exposto por Weber, é constante e de fácil verificação o desenvolvimento econômico e o acumulo de capitais provenientes de países protestantes, percebendo-se assim algo de coerente entre as considerações acerca da correlação entre o protestantismo e capitalismo e o atual estado da economia mundial.

2ª) Analise criticamente os principais argumentos de Amartya Sen, considerando o pensamento de Adam Smith. 

Amartya Sen discorre sobre o pensamento geral a respeito das postulações e afirmações de Adam Smith.

Sen acredita que os admiradores de Smith o tornaram um defensor do auto-interesse, opondo-se a este raciocínio ele afirma que Smith jamais discriminaria o auto-interesse como motivação única para as realizações humanas.

Em contrapartida ao pensamento de Amartya Sen, é explícita a posição de Smith com relação ao auto-interesse, em uma de suas citações mais conhecidas: “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos obter nosso jantar, e sim da atenção que cada qual dá ao próprio interesse. Apelamos não à sua humanidade, mas ao seu amor próprio, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, e sim de seus interesses”. Sen declara que a pretensão de Smith não era indicar o auto-interesse como única motivação humana, já que estas são mais complexas, no entanto é de fácil percepção a colocação de Smith e seu posicionamento com relação ao interesse individual ou mesmo mútuo, o amor próprio do indivíduo subsistirá mesmo em relações de conveniência mútua, onde todos os indivíduos têm atendidos seus interesses.

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