Evolução do arroz no Brasil
Artigo: Evolução do arroz no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gikagma • 31/3/2014 • Artigo • 515 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
ETAPA 01
O arroz constitui um dos cereais mais importantes na alimentação humana, representando 20% da ingestão mundial de energia e 15% de proteína (Velloso 2007). Cultivado e consumido em todos os continentes destacando-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico no aspecto econômico e social.
O consumo médio de arroz no Brasil varia de 74 á 76 kg / Habitantes /Ano. O arroz branco é o mais ingerido e o integral é o menos consumido pela população devido seu alto preço apesar de seu sabor diferenciado e de ser mais rico em nutrientes.
Em relação ao tipo de grão o preferido pelos consumidores é o do tipo 1 em relação ao tipo 2 e o parbolizado. O tipo 1 representa 70 á 80 % do mercado de arroz polido branco e o parbolizado 20 a 22 %.
Os brasileiros destinam certa de 22% do seu orçamento em alimento, sendo o arroz sendo o produto principal na cesta básica.
O surgimento e a evolução da rizicultura no Rio Grande do Sul esta associado à economia gaucha. A produção de arroz caracterizou – se pelo predomínio do trabalho assalariado, separação do arrendatário do proprietário de terras na organização do processo produtivo, formação de renda fundiária capitalista, pela utilização de meios agrícolas produzidos industrialmente e pela produção destinada aos mercados consumidores urbanos. Essas características reforçam a divisão social do trabalho no nível regional, formando se um setor industrial produtor de meios de produção utilizados na lavoura no beneficio e transportes do arroz, nos maquinários e equipamentos requeridos pela irrigação e o preparo do solo, implementos agrícolas, fertilizantes, navios de pequenos portes carros de transporte, secadores e descascadores industriais.
De acordo com as informações que obtivemos no mercado, verificamos o preço da saca de arroz de 60 kg para a venda custa R$ 35,19 e para a compra R$ 33,25.
O arroz é um dos principais cereais produzidos no mundo e esta na dieta de grande parte da população mundial, sendo a situação financeira da maioria entre 2 e 4 salários mínimos(43%), menos de 2 salários mínimo (7%), entre 5 a 10 salários mínimos(30%) e mais de 10 salários mínimo(10%), a compra do arroz é proporcional ao consumo diário da família, podendo ser comprado semanalmente ou mensalmente.
A evolução do arroz esta se dando através do clima, pois sendo beneficiada pelo clima seco e ensolarado dos últimos dias; apesar da pouca chuva, os níveis dos reservatórios hídricos estão normais para a época, não tendo problemas de irrigação e as lavouras entram em processo de amadurecimento mais cedo, sendo o mercado consumidor abastecido sem problemas.
Arrozeiras que Plantão e Comercializam o Arroz:
- Arrozeira Curi
- Arrozeira Pelotense – Arroz brilhante, Ti San, Figurão e o D’Dona
- Josapar – Arroz Tio João , Bidu
- Arrozeira RP – Rubens Perleberg – Arroz Namorado
- Extremo Sul
- Canil
- Arrozeira Coradini- Arroz Coradini
- Arrozeira
...