FMEA (Modo de falha e análise de efeitos)
Tese: FMEA (Modo de falha e análise de efeitos). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: engvitorhugoap • 17/9/2014 • Tese • 395 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza uma peça e/ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo as chances do produto ou processo falhar, ou seja, estamos buscando aumentar sua confiabilidade. FMEA tem a vantagem de relacionar a falha de um equipamento específico com outros equipamentos e sistema, possibilita a identificação dos diversos modos de falha de um equipamento permitindo que a prevenção seja mais especifica.
Por que a implementação do FMEA?
A empresa possui um compromisso em melhorar continuamente seus produtos, é importante o uso da FMEA como uma técnica disciplinada para identificar e ajudar a eliminar problemas potencias. Estudos de campanhas de campo da indústria automobilística mostram que um programa de FMEA totalmente implementado poderia ter prevenido que muitas destas acontecessem.
Embora seja necessário que a responsabilidade pela execução da
FMEA seja delegada a um indivíduo, a FMEA deveria ser resultado de um trabalho em equipe. Deve ser montada uma equipe de especialistas com experiência no tema a ser analisado, por exemplo, engenheiros especialistas em projeto, manufatura, montagem, assistência técnica, qualidade e confiabilidade.
Um dos fatores mais importantes para implementação com sucesso de um programa de FMEA é o momento oportuno de sua execução. A FMEA deve ser uma ação “antes-do-evento”, e não um exercício “após-o-evento”.
O tempo gasto no início do projeto na realização correta de uma FMEA, quando alterações de processo/projeto podem ser implementadas mais facilmente e com menores custos, irá aliviar as crises provocadas por alterações tardias. Uma FMEA pode reduzir ou eliminar a chance de implementar uma alteração que poderia criar um problema ainda maior. corretamente aplicada, é um processo interativo que nunca se acaba.
Classificação do FMEA:
FMEA DE PRODUTO: na qual são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. O objetivo desta análise é evitar falhas no produto ou nos processos decorrentes do projeto. É comumente denominada também de FMEA de projeto.
FMEA DE PROCESSO: são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo, ou seja, o objetivo desta análise é evitar falhas do processo, tendo como base as não conformidades do produto com as especificações do projeto.
...