Formação do Sistema Soviético de Planejamento
Por: gleise annie • 27/2/2019 • Artigo • 704 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Formação do Sistema Soviético de Planejamento
MIGLIOLI, Jorge. Formação do Sistema Soviético de Planejamento. Revista Novos Rumos, n. 26. 1997.
Miglioli escreve um texto, o qual explica a formação do sistema econômico soviético, sendo que em todo o percurso, há uma busca por uma planificação no processo do planejamento. A princípio, a URSS passa por um período o qual abarca três fases: o Capitalismo de Estado, o Comunismo de Guerra, e por fim, a Nova Política Econômica (NEP).
Esse primeiro período (1917 – 1918) teve pouca duração, onde se tentou manter um capitalismo já instalado, em que haveria controle das propriedades e das empresas privadas, de forma que o Estado auxiliaria no sentido de acelerar o desenvolvimento econômico. Logo, buscava-se um processo em que haveria um rápido crescimento, de forma a fortalecer o mercado, para posterior e lenta implementação do socialismo na sociedade. No entanto, tal objetivo não obteve boa aceitação do público, e rapidamente, foi substituído pelo denominado Comunismo de Guerra.
Nesse segundo período, ou seja, o Comunismo de Guerra (1918 – 1920), o Estado comandava quase todos os setores em busca da rápida inserção do regime socialista. Assim, se mostra necessário a instituição de planejamento para toda a economia nacional do processo. Entretanto, devido ao caos e instabilidade que se apresentava pela guerra civil, tal planejamento não chegou a ser estabelecido, apesar de já levantado alguns dos objetivos. Ainda assim, apesar da situação em que se encontrava os soviéticos nesse período, deixou-se uma grande influência quanto ao sistema de planificação futura, caracterizando-o como voluntaristas e centralistas.
Em um terceiro momento (1921 – 1927), há a instauração e desenvolvimento da Nova Política Econômica. Nesse período, busca-se a retratação com a população, principalmente com o setor agrícola e as massas camponesas, para que houvesse aumento na produção, de forma a suprir a queda produtiva do período anterior. No comércio e indústria, as grandes empresas ganharam maior autonomia, ainda que controladas pelo Estado, de forma a melhorar sua rentabilidade e sustentação econômica. A partir disso, surgiu um grande debate o qual discorria acerca da obtenção de recursos destinados ao financiamento da industrialização, enquanto havia um baixo excedente produtivo, que poderia ser utilizado para tal objetivo.
Nesse período, houveram tentativas de aplicar um planejamento ao sistema soviético. No ano de 1921, criaram a Comissão Estatal de Planejamento (Gosplan), que seria um órgão destinado a planificação do Estado, porém, a princípio, se manteve inativa.
Em 1925 a Gosplan iniciou suas atividades, publicando periodicamente as “Cifras de Controle”, sendo um plano que apresentava orientações não obrigatórias. Em razão da insatisfação com o NEP, em 1927, se tornou responsável por delinear o primeiro plano econômico global, denominado Primeiro Plano Quinquenal, que tenderia a acelerar o desenvolvimento econômico considerado lento no período do NEP, assim como o processo de socialização. Em seus primeiros direcionamentos, a Gosplan apresentava trabalhos caracterizados como prognósticos, no entanto, lhe foi solicitado que associasse um caráter diretivo.
...