GESTÃO AMBIENTAL NO SEGUINTE HOTEL
Projeto de pesquisa: GESTÃO AMBIENTAL NO SEGUINTE HOTEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quexo • 22/11/2014 • Projeto de pesquisa • 3.006 Palavras (13 Páginas) • 312 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
2° SEMESTRE
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II
(PROINTER II)
Professor presencial: Zoraide Menezes
Rondonópolis/MT
2013
Anacléia dos Santos Ribeiro
Elma Campos Boaventura
José Carlos Soares Monteiro
Thayná Pereira Campos
GESTÃO AMBIENTAL NO SEGUIMENTO HOTELEIRO
Um dos grandes desafios na gestão ambiental é encontrar formas eficientes para as práticas de preservação ambiental. Assim, este trabalho tem a intenção de demonstrar a importância e as práticas viáveis de gestão ambiental que podem ser adotadas nas empresas hoteleiras, buscando estabelecer as bases conceituais para a melhor compreensão do assunto em pauta, apresentando uma visão bibliográfica de temas como Gestão Ambiental, Hotelaria e Meio Ambiente e Gestão Ambiental e sua importância no setor hoteleiro. Os resultados desta pesquisa mostram que em uma empresa hoteleira é possível estimular uma melhor destinação e uso operacional de seus resíduos. Verificou-se ainda a possibilidade de buscar o uso de recursos naturais disponíveis com eficiência, criando possibilidades de maximizar a sua competitividade no mercado baseado em um desenvolvimento próprio e sustentável.
Rondonópolis/MT
2013
Introdução
As evoluções das atividades turísticas sempre estiveram diretamente relacionadas às transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. Assim, podemos ter como um exemplo o âmbito social, onde criação das leis trabalhistas e a sua modernização posteriormente concedeu direitos aos trabalhadores de todos os setores tais como as férias remuneradas, passando a ser uma realidade a grande maioria dos trabalhadores.
No âmbito econômico, os ganhos com o aumento da produtividade e com uma melhor distribuição da renda dispôs as classes sociais permitiu que uma parte do rendimento dos trabalhadores ganhos com o seu trabalho fosse destinada ao lazer e as viagens.
Com os avanços das tecnologias e a modernização dos meios de comunicação e de transporte principalmente, permitiram que as viagens se tornassem mais rápidas e confortáveis para os lugares mais distantes. Assim, o denominado turismo de massa foi se desenvolvendo por meio de uma combinação de desejo, mobilidade, acessibilidade e dinheiro, tendo eclodido rapidamente e consolidando-se entre as décadas de 1950 e 1970. Isso demonstra o grande crescimento do turismo mundial a partir desse período, o qual vem ganhando importância crescente em todo o mundo, em virtude de seu papel relevante no desenvolvimento econômico e social, gerando renda e empregos diretos e indiretos. O turismo é uma atividade de grande demanda, que está associada ao consumismo, e seu desempenho fortemente influenciado pelo crescimento do nível de renda de seus consumidores efetivos e potenciais. Os estudos mostram o contínuo crescimento do turismo, transformando-se no setor da economia que mais evolui na atualidade. Muitos fatores de mercado contribuíram para esse crescimento explosivo, transformando o turismo num dos principais setores de atividade econômica do mundo. Com base nesses dados decidimos acompanhar de perto um hotel fazenda para vermos de que forma podemos implantar o SGA em seu meio de atuação, onde o Hotel denominado Sitio Vale Encantado, situado na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso na Gleba Rio Vermelho nos permitiu acompanhar seu funcionamento para termos maior entendimento de como implantar o SGA no plano de atuação condizendo que o mesmo situa-se no meio rural explorando o na turismo.
A hoteleira no Brasil
No final dos anos de 1950, o desenvolvimento da hotelaria no país se intensificou devido à introdução de aviões de grande porte, o investimento nos aeroportos e na construção de estradas interestaduais acompanhando o crescimento da indústria automobilística. As políticas de desenvolvimento do governo, por meio do Fundo Geral de Turismo, incentivou a construção de hotéis de porte intermediário no inicio dos anos de 1960. A década de 1970 tem-se a entrada das cadeias hoteleiras internacionais, as quais passam a colocar o Brasil em suas estratégias de diversificação geográfica, motivadas pela concorrência e pela transformação do país em um importante polo de viagens de negócios. Por outro lado, com o acesso da classe social média ao turismo, foi necessário desenvolver meios de hospedagem que atendessem às características dessa demanda, surgindo os primeiros hotéis de lazer com padrões de luxo. Este fato estimulou a expansão hoteleira norte-americana no Brasil, que desde a década de 1960, construía hotéis padronizados e impessoais.
O setor hoteleiro do Brasil está atravessando um momento de crescimento, ou grande desenvolvimento, em função do aumento no fluxo de turistas e viajantes a negócios, o que tem atraído a atenção de empresários e investidores, tanto nacionais como estrangeiros. O crescimento do parque hoteleiro e a importância do turismo na economia brasileira podem ser comprovados pelo surgimento, em nosso mercado, de cadeias nacionais e pela chegada de grandes grupos internacionais de hotéis, resorts e parques temáticos.
As expectativas de crescimento da demanda hoteleira e as condições da oferta existente demonstram o grande potencial para o desenvolvimento de hotéis no Brasil. Portanto, os serviços devem estar voltados à qualidade exigida por esses novos viajantes que transitam pelo mundo e estão acostumados a ações e práticas desenvolvidas, em outros países, para a preservação ambiental.
De inicio podemos pensar que o segmento hoteleiro não causa uma influência significativa no meio ambiente, principalmente quando comparamos com o setor da indústria química, petroquímica, metalúrgica, entre outros diversos; porém, quando levantamos e analisamos os principais aspectos e impactos ambientais gerados na operação de um hotel, tais como: recepção, administração,
...