Gerentes de marketing
Resenha: Gerentes de marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: allanrv13 • 30/3/2014 • Resenha • 472 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
Ao longo dos anos identificamos que ouve-se muitas mudanças na gestão de marketing praticado pelas empresas. Na década de 1960, existiam três abordagens. A abordagem da mercadoria descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores. A abordagem institucional descrevia como funcionavam as diversas organizações do marketing, tais como atacadistas e varejistas e a abordagem funcional que descrevia como as diversas atividades de marketing, publicidade, forças de vendas, política de preço, atuavam no mercado. O que levava os gestores a verem o marketing sob o ponto de vista administrativo, no qual, em qualquer lugar, o gestor de marketing deparava-se com inúmeras decisões difíceis: tinham de escolher com cuidado os mercados-alvos, desenvolver as características e os benefícios ideais do produto, definir um preço efetivo e decidir sobre o tamanho e a alocação adequada da força de vendas e dos diversos orçamentos de marketing. Além disso, tinham de tomar essas decisões a despeito das informações incompletas e da dinâmica do mercado em constante mudança. Os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decisões, precisavam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências.
Sabemos que os objetos negociáveis no mercado incluem mais do que produtos e serviços; podemos fazer o marketing de pessoas, lugares, ideias, experiências e organizações. Para se ter uma empresa bem sucedida, é preciso vencer com qualidade superior: a qualidade contém diversos significados. Os clientes se preocupam cm diversas coisas e, assim, uma reivindicação de qualidade sem definição mais clara não significa muito. As pessoas muitas vezes não conseguem reconhecer a qualidade de um produto ao observá-lo. As empresas, em geral, igualam-se em qualidade, na maioria dos mercados. Quando isto ocorre, qualidade não é mais um fator determinante da escolha da marca. Algumas empresas são conhecidas por oferecer a melhor qualidade possível, entretanto deve-se questionar se existem tantos clientes assim que precisem desse nível de qualidade e possam pagar por ele, possivelmente, alcançar o nível mais alto de qualidade custa muito caro. A ideia atual também é a combinação de marketing com práticas relacionadas com responsabilidade social. A mensagem é simples: num mundo cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços. Abraçar causas sociais será uma condição necessária ao sucesso, assim como envolver nessa empreitada não só consumidores, mas também funcionários, fornecedores e acionistas das empresas. As abordagens do marketing, devido às mudanças aceleradas no cenário econômico, atravessam inúmeras transformações, porém as empresas devem ter visão em longo prazo, anteciparem-se as mudanças e adaptações visando manter-se competitiva, atendendo sempre as necessidades dos clientes, fornecendo sempre a relação melhor custo-benefício, pois nem sempre o consumidor busca o menor preço, ele busca o “valor” que para ele é agregado no produto ou serviço.
...