IMPACTO DO INVESTIMENTO PUBLICO N DESPESA PUBLICA
Por: ELSAMUTOVO • 24/3/2016 • Ensaio • 997 Palavras (4 Páginas) • 615 Visualizações
[pic 1]
Universidade Eduardo Mondlane
Faculdade de Economia
Licenciatura em Gestão
Economia de Moçambique
Projecto do Ensaio
Tema: Impacto do Investimento Público na Despesa Pública Moçambicana
Docentes:
Prof. Doutor. José A. Da C. Chichava (R)
Dra. Énia Nkalinga Pondo (A)
Dr. Milagre Armando (A)
Discente:
Elsa Inácio Mutovo
Maputo, Agosto de 2015
Índice
1 Introdução
1.1 Justificativa
1.2 Objectivos
1.2.1 Objectivo geral
2 Enquadramento teórico
3 Metodologia
4 Plano de Actividades (Cronograma)
5 Bibliografia
Índice de Tabelas
Tabela 1: Cronograma de actividades da elaboração do Ensaio
Introdução
Justificativa
Com a crescente necessidade de se garantir uma estabilidade económica e desenvolvimento sustentável, surge com ela, a necessidade crescente de investimento público. Como tal, é de um interesse fulcral que o estado desenvolva projectos de investimentos de grande escala mas sem que desses se gere défice orçamental.
As actuais infra-estruturas sócio económicas de Moçambique não respondem a crescente demanda de serviços que o crescente aumento da produção e produtividade interna e as necessidades regionais. O Governo de Moçambique esta a incrementar os seus esforços para dotar o país das infra-estruturas necessárias, e para assegurar que estas infra-estruturas tenham o impacto desejado que assegurarem um maior impacto e benefício económico e social.
Nesta conjuntura, o Estado Moçambicano tem alocado e realizado parte considerável de sua despesa em investimentos públicos e que nos últimos anos tem preocupado dados elevados valores envolvidos, oque aumenta a despesa pública do país causando assim défices também elevados.
Objectivos
Objectivo geral
- Analisar o investimento público e avaliar seu impacto na despesa pública moçambicana.
Objectivos específicos
- Identificar as principais actividades e áreas de investimento público sua evolução ao logo dos últimos anos
- Analisar a eficiência na gestão do investimento público e sua contribuição no desenvolvimento dos pais
- Avaliar o investimento público como componente da despesa pública
Enquadramento teórico
Despesa pública
Segundo (PERREIRA2007)[1]A despesa pública representa gasto ou dispêndio de bens por parte dos entes públicos para criarem ou adquirirem bens ou prestarem serviços susceptíveis de satisfazer necessidades públicas.
Na sua concepção clássica, a despesa pública corresponde à aplicação de certa quantia em dinheiro, por parte da autoridade ou agente público competente, dentro de uma autorização legislativa, para execução de um fim a cargo do governo (Aliomar Baleeiro)[2]. No mesmo sentido, Ricardo Lobo Torres[3] afirma que “a despesa pública é a soma de gastos realizados pelo Estado para a realização de obras para prestação de serviços públicos”.
Em outras palavras, as despesas públicas correspondem à distribuição e emprego das receitas para o custeio de diferentes sectores da Administração e para os investimentos em diferentes sectores da administração governamental. (CRUZ,2009)[4].
De acordo com a natureza económica das despesas e tendo em conta a relação entre economia e as finanças pode-se falar de dois tipos de despesa pública, a saber:
- Despesa de Funcionamento, consubstanciam os gastos necessários ao normal funcionamento da “máquina” administrativa.
- Despesas de Investimento, são as que contribuem para a formação de capital técnico do Estado denominadas Investimento Público.
Investimento público: corresponde a despesas com o planeamento e a execução de obras inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários a realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente realizada por entes públicos. (WILGES,2000)[5]
...