Matematica financeira
Projeto de pesquisa: Matematica financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicabruna • 18/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Helliton Pinheiro de Oliveira
RA: 3379585748
Atividade Práticas Supervisionadas
Matemática Financeira
______________________________________________________________________
Dourados
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Evelyn Fabiany Lino Parrela RA: 3257568479.
Helliton Pinheiro de Oliveira RA: 3379585748.
Obed Borges Quadros: RA 3257578457.
Atividade Práticas Supervisionadas
Matemática Financeira
Trabalho apresentado na disciplina de Matemática Financeira do 4º Semestre, do Curso de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância.Prof Ma. Ivonete Melo de Carvalho
_____________________________________________________________________________________
Dourados
2012
Sumário
1.INTRODUÇÃO ...........................................................................................................4
2.ETAPA 01 - PASSO 02 6
3.ETAPA 01 - PASSO 03 7
4. ETAPA 02 - PASSO 2 8
5. ETAPA 02 – PASSO 03 10
6.ETAPA 03 – PASSO 02 11
7.ETAPA 03 – PASSO 03 12
8. ETAPA 04 – PASSO 02.............................................................................................13
9. CONCLUSÃO............................................................................................................15
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................16
A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.
Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados à questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.
O tema também pode de ser aplicada a precificação de ações e de derivativos.
Ela usa de conceitos como:
• Principal ou Capital ou Valor Presente: Valor que está sendo emprestado ou investido.
• Juro: Compensação paga pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento) para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. Pode ser expresso em valor monetário ($) ou como uma taxa de juro (%).
• Saldo: É a soma do Principal com o Juro em um determinado momento.
• Parcela ou Pagamento: Valor pago pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento).
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realização de empréstimos compra a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações.
Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo. As situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a ideia de juros, pois isso acontecia em razão do valor momentâneo do dinheiro.
Algumas tábuas matemáticas se caracterizavam pela organização dos dados e textos relatavam o uso e a repartição de insumos agrícolas através de operações matemáticas. Os sumérios registravam documentos em tábuas, como faturas, recibos, notas promissórios, operações de crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de venda e endossos.
Essas tábuas retratavam documentos de empresas comerciais e algumas eram utilizadas como ferramentas auxiliares nos assuntos relacionados ao sistema de peso e medida. Havia tábuas para a multiplicação, inversos multiplicativos, quadrados, cubos e exponenciais. As exponenciais com certeza estavam diretamente ligadas aos cálculos relacionados a juros compostos; e as de inverso eram utilizadas na redução da divisão para a multiplicação.
Nessa época os juros eram
...