Mauricio macco
Por: anhanguera19 • 5/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 520 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Introdução:
A Agenda 21 foi criada a partir de uma série de documentos que resultou da conferencia das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1992, onde foram criados planos de ações para o desenvolvimento sustentável, identificando os problemas sócio-ambientais de vários países no mundo todo. Esses planos ambientais tinham o prazo para começarem a serem implementados de 8 anos, envolvendo o tripé da sustentabilidade: Econômica, Ambiental e Social.
Esse documento abrangia diversos setores da sociedade como: ONG´s, Mulheres, Jovens, Indígenas, Trabalhadores, Agricultores, Empresas, Autoridades locais e Cientistas.
Para o governo brasileiro, a construção da Agenda 21 Local vem ao encontro com a necessidade de se construir instrumentos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável. O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto da sociedade civil. De fato, a Agenda 21 Local é processo e documento de referência para Planos Diretores e orçamento municipais, entre outros, podendo também ser desenvolvida por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas, bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empresa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes têm-se mostrado muito bem sucedidas.
Desenvolvimento:
Depois de realizar o relatório, pesquisar e entender melhor sobre o que é agenda 21 e a grande importância que a mesma tem, pude perceber que cada um de nós pode influenciar nesses planos, mesmo que seja um pouco, cada um pode colaborar com ações socioambientais no dia a dia. Se cada um fizer a sua parte para colaborar com o meio ambiente, a partir de nossa consciência e responsabilidade ambiental alcançaríamos facilmente os objetivos da Agenda 21.
- Elaboração da agenda 21 pessoal:
1- O uso consciente da água no dia-a-dia;
2- Reduzir o uso de energia elétrica (desligando os aparelhos quando não estiverem sendo usados.);
3- Coleta seletiva obrigatória;
4- Preservar a mata nativa;
5- Que cada cidadão tenha a obrigação de plantar uma árvore por mês;
6- Reciclagem de todos os materias possíveis;
7- Proibir o comércio de animais silvestres;
8- Utilizar meio de transporte coletivo ao invés de carro no mínimo duas vezes na semana;
9- Sempre que possível trocar o automóvel por um meio de transporte que não agrida o meio ambiente, como bicicleta, patins, etc. Ou até mesmo caminhada;
10- Proteção das nascentes (mananciais).
Considerações finais:
Após a realização desse trabalho e do entendimento de tudo que se foi abordado, foi possível absorver algumas lições e ter uma noção bem mais abrangente sobre os problemas ambientais que ocorrem no mundo e também pude aprender ações e soluções para que esses problemas diminuam e/ou até mesmo deixem de existir, desde que cada um faça a sua parte.
Algumas ações já são praticadas no meu dia a dia, como por exemplo, o uso consciente da água, o controle de desperdício de energia, e o uso de transporte coletivo durante a semana.
...