Medições macroeconômicas e medidas microeconômicas
Tese: Medições macroeconômicas e medidas microeconômicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: texmcr • 21/4/2014 • Tese • 374 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Medida macroeconômica e medida microeconômica.
A macroencônia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. Ela possui cinco estruturas de mercado. Mercado de Bens e Serviços que determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços. Mercado de Trabalho que admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego. Mercado Monetário com o objetivo de analisar a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros. Mercado de Títulos que analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda. Mercado de Divisas que depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
(FONTE http://pt.wikipedia.org/wiki/Macroeconomia)
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
Divide-se em:
Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.
...