Medley x EMS – Competitividade no Mercado Farmacêutico de Genéricos
Por: Luan Almeida • 3/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.936 Palavras (12 Páginas) • 279 Visualizações
Medley x EMS – Competitividade no Mercado Farmacêutico de Genéricos
Daiane Galdino Giomo¹
Fernanda Falcete
Jamila Formentão
Karyna Bueno Pacheco
Lívia Calegare
Ângela Dauch²
Resumo
Este artigo aborda alguns aspectos da competitividade no mercado oligopolizado de medicamentos genéricos no Brasil.
A demanda em relação a novas opções de produtos com a mesma eficácia terapêutica a custo mais acessível do que as marcas de referência, deu origem ao crescimento mundial no mercado de genéricos.
No Brasil as empresas Medley e EMS disputam este mercado, constituindo um oligopólio no qual a busca pela preferência dos consumidores e a consolidação das marcas como as referências em genéricos é uma meta comum às duas organizações.
Nesse artigo, uma síntese das informações obtidas através de pesquisa bibliográfica serão descritas as estratégias adotadas pelas duas empresas para consolidarem-se no primeiro lugar do ranking do setor.
Por fim, apresentam-se as considerações finais, análise de estratégias e conflitos de interesse.
Palavras chave: Medicamento Genérico. Estratégias. Competição. Oligopólio.
SUMÁRIO
1 Introdução.................................................................................................................3
2 Medicamento Genérico.............................................................................................3
3 Oligopólio no setor farmacêutico..............................................................................5
4 A Medley...................................................................................................................6
5 A EMS.......................................................................................................................6
6 Ranking de Mercado.................................................................................................6
7 Estratégias e Posicionamento...................................................................................7
7.1 Estratégias de mercado utilizadas pela Medley.....................................................8
7.2 Estratégias de mercado utilizadas pela EMS.........................................................9
8 Conclusão..................................................................................................................9
Referências Bibliográficas..........................................................................................10
Bibliografia Consultada...............................................................................................10
1. Introdução
O medicamento genérico é hoje um dos maiores responsáveis pela economia no setor farmacêutico. Trata-se de um medicamento similar ao de referência (original), porém com custo mais acessível à sociedade em geral.
Por esta razão, o mercado farmacêutico de genéricos tem-se expandido cada vez mais, causando competição entre as indústrias do setor.
Este trabalho tem como objetivo central, analisar a competitividade entre duas multinacionais farmacêuticas líderes no mercado de genéricos no Brasil: Medley e EMS.
A metodologia utilizada para a coleta de informações sobre o tema e a subsequente elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, em sites e trabalhos acadêmicos sobre o assunto.
O artigo foi dividido em seções, onde descrevemos as estratégias das indústrias em questão para competir pela liderança do mercado de genéricos.
Na primeira seção será apresentada a definição e as características básicas do medicamento genérico.
Na segunda seção, explicaremos o oligopólio e como ele se apresenta no setor farmacêutico.
Na terceira seção, apresentaremos a história da Medley e da EMS e suas atividades: como surgiram, a consolidação no mercado de genéricos, produtos, estratégias administrativas, competitivas, etc. Estas são empresas fabricantes de genéricos, e que contribuem para a saúde e bem estar da sociedade, com a fabricação de medicamentos e outros produtos, competindo no mercado através do preço que praticam, da qualidade do que produzem, da credibilidade e confiança que passam ao consumidor final.
Por fim, apresentaremos as estratégias que cada uma utiliza para competir no mercado, como marketing, desenvolvimento de novos produtos, vantagens competitivas e investimentos.
Durante o levantamento bibliográfico para o desenvolvimento do artigo, constatamos que há pouca disponibilidade de informações sobre as empresas em questão. Outro problema enfrentado na etapa de pesquisa foi a amplitude do tema, pois o mercado farmacêutico de genéricos, apesar de ser oligopolizado no Brasil, é muito complexo, e as indústrias citadas devem buscar novos diferenciais todos os dias para se sobressaírem.
2. Medicamento Genérico
Medicamento genérico trata-se de um medicamento com o mesmo principio ativo do medicamento de referência e com qualidade garantida e regulamentada.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pelo registro de medicamentos, pela autorização de funcionamento dos laboratórios farmacêuticos e demais empresas da cadeia farmacêutica, e pela regulação de ensaios clínicos e de preços, por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Divide com os estados e municípios a responsabilidade pela inspeção de fabricantes e pelo controle de qualidade dos medicamentos, realizando a vigilância pós-comercialização, as ações de farmacovigilância e a regulação da promoção de medicamentos.
Está encarregada, ainda, de analisar pedidos de patentes relacionados a produtos e processos farmacêuticos, em atribuição conjunta com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e com a finalidade de incorporar aspectos da saúde pública ao processo. Fonte: (Portal ANVISA)
A liberação dos medicamentos genéricos no Brasil, só se deu em 1999, após leis que garantiam o respeito às patentes, os critérios de vigilância, qualidade e eficiência. Após esse período o consumo desse medicamento só aumentou e atualmente o mercado conta com um total de 20.247 apresentações de medicamentos genéricos, distribuídas entre 62 indústrias produtoras, sendo a EMS e a Medley detentoras de maiores registros. A EMS com 367 apresentações e a Medley 205 apresentações. (Pesquisa feita em Janeiro, 2013 pela ANVISA – Acesso em 24 abril, 2013).
...