Microeconomia I As Leis que Regem o Mercado
Por: mariola • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 477 Visualizações
Unicid – Universidade de São Paulo
MICROECONOMIA I: AS LEIS QUE REGEM O MERCADO
[pic 1]
SÃO PAULO – SP
2015
Prezado Aluno,
Com base nos dois Artigos lidos, onde as causas das crises de 1929 e 2008 foram debatidas, qual das características abaixo mais bem explica as duas crises? Justifique a sua resposta.
Primeiro, o mercado deve ser livre e sem muitas interferências. A imposição de um preço, ou um piso dos preços, um teto, etc., interferem no bom funcionamento dos mercados em geral. A interferência governamental no sentido de cobrar impostos exagerados também afeta o funcionamento otimizado dos mercados.
Resposta: Tanto uma quanto a outra, apresentou queda nas bolsas de valores, aumentou a taxa de desemprego e causou prejuizo aos investidores, porem na crise de 1929 e na de 2008 houve um grande crescimento da economia.
O grande responsável pela crise, podemos dizer que foi os Estados Unidos, tendo as duas crises apresentado excesso de oferta, a de 1929 teve um excesso de estoque e uma queda drástica nas vendas, e a de 2008 um excesso de credito no mercado, aumentando assim o consumo e a dívida familiar.
Então podemos concluir que na decada de 20 os Estados Unidos se valiou da produção e venda de seus produtos para os paises destruidos pela 1° guerra mundial, porém eles não contavam com sua recuperação e reconstrução, diminuindo assim as compras, o que veio a causar um acúmulo de produção, ou seja, as empresas tinham muitos produtos para venda e poucos compradores, iniciando assim o desemprego e a queda nos valores de ações.
Com a crise de 2008 houve a “Bolha Imobiliária” no qual os principais bancos de investimento começaram a incentivar a compra de imóveis. Mesmo os maus pagadores e inadimplentes (subprime) podiam comprar com taxas de juros mais alta. Até este momento todos estavam ganhando com essa política, As financeiras, os bancos e os consumidores.
Mas com o aumento dos juros pelo FED, este cenário mudou, diminuiu a compra, fazendo com que os preços dos imóveis caíssem e como a economia desacelerou, o custo de vida e o desemprego aumentaram, fazendo assim crescer a inadinplencia.
Ou seja, as pessoas financiavam os imóveis, independente de renda, acreditando assim ter um lucro na sua valorização e em consequencia disso houve o aumento da inflação e para controle foi revisto as taxas de juros aplicadas fazendo assim com que a grande maioria não conseguisse honrar suas dívidas. Devido a tudo isso bancos e seguradoras, detentoras destas dívidas começaram a decretar falência.
...