Modelo de crescimento econômico
Tese: Modelo de crescimento econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunagrecco • 2/9/2014 • Tese • 614 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia.O homem surgiu na Terra há cerca de 1 milhão de anos procurando tirar dela o essencial para a sua sobrevivência.O homem se preocupava em colher estritamente o suficiente para o seu consumo, explorando a renovação natural do meio que o cercava, passa a interferir com mais intensidade nos recursos naturais, procurando controlar todas as suas fontes de recursos.
Rev. Industrial (séc. XVIII), que o mundo presenciou o início de uma intensa "relação predatória entre o homem e o meio ambiente". O homem, então, deixa de ser mero elemento da biodiversidade e passa a se tornar cada vez mais um elemento agressor do meio físico e biológico em que vive. Isso gerou um crescimento DESORDENADO das cidades em torno das indústrias, e corpos d’água. . A população humana está crescendo em 100 milhões de pessoas por ano, o que significa mais um bilhão de pessoas para a próxima década.90% desses nascimentos ocorrerão nos países subdesenvolvidos. ONU - População mundial deve atingir 9,6 BILHÕES - ONU. - Pode faltar alimento para abastecer população mundial até 2050, diz ONU.
Com todo o crescimento desordenado a sociedade sofre grandes impactos que são eles:
Maior necessidade de energia =
- queima de combustíveis - petróleo ou carvão;
- a destruição de ecossistemas (construção de hidrelétricas);
- a riscos de contaminação por radiação (usinas atômicas).
- Métodos menos poluentes, como energia solar, poderão talvez mitigar o problema. Implicando maior produção de alimento e, portanto, necessidade crescente de terras agriculturáveis, às custas de mais desmatamento.
- maior mecanização da agricultura, levaria à degradação maior do solo.
- utilização intensiva de adubos e pesticidas aumentaria a poluição do solo e dos lençóis de freático.Maior pressão de consumo = maior demanda de recursos naturais não-retornáveis, como os metais e o petróleo.
Geração de resíduos = intensificando a poluição
A poluição pode ser definida como a introdução, no meio ambiente, de qualquer matéria ou energia que altere as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, afetando a saúde das espécies animais ou vegetais que dependem ou têm contato com ele (CAVALCANTI, 1995).O problema da poluição ambiental surge no momento em que o ser humano descobre o fogo e passa a ser capaz de impulsionar máquinas e realizar trabalho”.
Década de 50 – Brasil: processo de industrialização acelerado – recursos naturais abundantes – regra: diluir e dispersar.crescimento econômico em várias partes do mundo – surto que agravou os problemas ambientais fazendo com que extravasassem as fronteiras nacionais.
Década de 60 – Início das preocupações: – esgotamento de recursos – Poluição
Década de 70 – ações efetivas e acidentes ambientais.
- Reconhecida
...