Análise do modelo de crescimento do Grupo Trigo
Por: Giselle2603 • 22/12/2015 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
IBMEC ONLINE
Giselle Cecilia Linhares da Silva
ATIVIDADE DISSERTATIVA
GRUPO TRIGO
RIO DE JANEIRO
2015
Análise do modelo de crescimento do Grupo Trigo
Ao analisar as quatro variáveis estratégicas unidas, pode ser um excelente modelo a seguido, pois o Grupo Trigo, líder no mercado de food service no Brasil, formado por Spoleto (carro chefe), Domino’s Pizza e Koni Store.
Com liderança no mercado de custo e diferenciação, o Grupo Trigo, possui estratégia competitiva diferente, na qual possui o modelo Store in Store, ou seja, duas marcas dentro de uma mesma loja, focando em lojas de rua. Esse modelo alcança um perfil de cliente durante o dia e outro perfil durante a noite, e assim o estabelecimento permanece movimentado durante todo o dia. Outro ponto importante, e foco no custo, pois viabiliza o valor do aluguel da loja, e também em contas de água e luz etc.
A análise SWOT visa criar uma alavancagem ofensiva para o Grupo Trigo, já que verifica novas oportunidades do mercado com “estratégias de desenvolvimento”, bloqueia ameaças com “estratégias de manutenção”, captura novas oportunidades com “estratégias de crescimento” e bloqueia ameaças do mercado com as “estratégias de sobrevivência da empresa”, pois sem a empresa pode vir a sair do mercado.
As 5 forças de Poter, possui uma forte estratégia de competitiva, e uma das principais vantagens do Grupo Trigo, é dispor de duas fábricas próprias e uma distribuidora, garantindo assim a soberania na cadeia de suprimentos de suas redes e atendendo com rapidez às demandas de seus clientes, que seria o Poder de Barganha com seus fornecedores. Outro foco importante da estratégia é Ameaça de Novos Entrantes, pois focado nisso, o Grupo Trigo, visualiza essa “ameaça” como oportunidade, ou seja, se for verificado que dentro de um mesmo bairro, terá um concorrente de peso, poderá ser oferecido uma proposta de sociedade e assim terá um aliado e não uma ameaça. O Grupo não esta fechado, onde o céu é o limite.
As variáveis de geração de valor estratégico são os indicadores de desempenho, que são guias que permitem tanto medir a eficácia de ações tomadas como também expor desvios entre o programado e o realizado. Existem sete dimensões de desempenho a serem monitorados: eficiência, eficácia, qualidade, produtividade, inovação, lucratividade e KPI’S (Key Perfomance Indicators).
Esse modelo de crescimento do Grupo Trigo é o melhor a ser seguido, pois não é atoa que já conseguiram expansão no exterior, o que fortalece ainda mais a marca.
REFERÊNCIAS
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI326565-17183,00-GRUPO+TRIGO+APOSTA+EM+FRANQUIAS+DE+LOJAS+COM+DUAS+BANDEIRAS+PARA+CRESCER+NO.html
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2015/10/donos-do-spoleto-faliram-varias-vezes-mas-hoje-possuem-quase-600-lojas.html
http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/62/noticias/como-construir-uma-fusao
http://www.universovarejo.com.br/spoleto-e-koni-inauguram-store-in-store-no-mineirao/
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,socio-do-spoleto-diz-que-so-ficou-rico-quando-esqueceu-o-dinheiro,4532,0.htm
...