Modelo de sistema comercial
Por: Ana Karolina • 5/4/2016 • Projeto de pesquisa • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 514 Visualizações
- Seres humanos visando a sobrevivência:
Organização em grupos (sociedades).
Resposta: Nós, seres humanos, buscamos nossa organização em grupos para melhor rendimento de nossas atividades cotidianas e melhor resultado, em tarefas que não podemos desenvolver sozinhos. Por exemplo: uma empresa determinou um fechamento de meta até o fim do mês, os funcionários se unem e traçam uma estratégia para o melhor desenvolvimento, buscando um melhor resultado para a conclusão da mesma.
- Divisão de trabalhos por necessidade:
Resulta em diferenciação dos papéis nos membros dessa sociedade.
Resposta: Todos os seres possuem talentos e desejos divergentes um dos outros, com isso, ocorre a divisão de trabalho baseada na qualificação e habilidade pré determinada uns dos outros. Exemplo: um homem fez faculdade de arquitetura, logo, ele será arquiteto. Já a mulher tem a habilidade na area de vendas, logo, será vendedora.
- Aperfeiçoamento nessa sociedade e grupos de trabalho:
Surge um novo grupo com menos contato direto com o trabalho.
Resposta: Com a industrialização, as chaminés de fábricas e conjuntos industriais povoaram os núcleos urbanos e cidades de todo o Brasil, dando ao país um novo ritmo de trabalho, atividades. Assim, novos grupos sociais surgiram ao lado, os que moravam no meio rural e tinham contato com a agricultura, com o mundo agrário, não possuindo um contato direto com o trabalho.
- Escravidão na Grécia e em Roma:
Cerca de 80% de escravos, nos mais variados tipos de serviços.
Resposta: Cerca de 80% de escravos, logo, eram mais que a própria população. Eram usados principalmente na agricultura, mineração, artesãos, negociantes, empregados nos lares. Tornavam-se escravos por dívida, como prisioneiro de guerra, por atos de pirataria ou por mau comportamento diante a sociedade.
Na Grécia, era rara a libertação de um escravo e o mesmo não tinha direitos. Já em Roma, era comum que escravos fossem alforriados, e seus filhos, considerados livres.
5. Grandes filósofos Platão, Aristóteles sobre escravidão: Certos homens e mulheres nasceram para servir, ou seja, ser escravo.
Resposta: Para os filósofos, os escravos são seres inferiores que possuem habilidades para servir as demais pessoas, designa a pessoa considerada ''escravo'' como objeto e instrumento de produção. Acredito que esse pensamento vem devido a cultura e a época em que os mesmos viveram, época essa em que a escravidão era algo normal, comum.
6. As constantes revoltas dos escravos: Além da destruição, buscavam demonstrar que todo trabalho bruto era indigno.
Resposta: Assim como qualquer grupo de minoria social, os escravos sempre geravam conflitos e ''manifestações'' em busca de seus direitos e igualdade social. Acreditavam que a exploração praticadas a eles deveriam acabar e que só conseguira através da força, já que ninguém os cedia o direito de falar, com as revoltas e destruições prendia a atenção a eles.
7. Progresso tecnológico nesse período:
Progresso limitado e com estagnação na economia.
Resposta: Na primeira revolução, houve um aumento de produtividade, permitindo a queda dos custos reais de produção. Assim, tivemos um esgotamento do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, uma estagnação econômica. Tiveram de criar grandes estratégias para a melhoria de alguns fatores e os livrar dessa estagnação econômica, gerando grandes benefícios.
8. Caracterizado do Feudalismo:
O trabalhador camponês recebia proteção do senhor feudal e a ele devia lealdade.
Resposta: Os servos trabalhavam para seus senhores feudais, porém diferentemente dos escravos que não recebiam nada em troca, os mesmos recebiam proteção militar, o oferecimento de terras para moradia/agricultura, além de não cobrar imposto pelos alimentos dados aos servos. Porém em alguns dias da semana o camponês deveria trabalhar para o senhor ser receber.
9. Proteção ao camponês trabalhador:
A proteção que o camponês recebia era paga com parte da colheita que obtinha.
Resposta: Se o servo tinha total lealdade ao seu senhor feudal, o mesmo disponibilizaria proteção militar, moradia em sua terra e lhe pagaria em alimentação, porém os camponeses viviam em condições bem precárias e entre a classificação dos servos, os camponeses viviam em condições bem piores chegavam até ser precárias.
10. O sistema feudal:
Composto por uma corte onde a autoridade máxima, senhor feudal, tudo podia.
Resposta: O sistema feudal era composto pelo nobre (senhor feudal) que eram os donos da terra e pelo camponês (vassalo) que eram seus ''empregados''. O sistema feudal pode ser caracterizado como um sistema de dependência onde o senhor feudal cede uma pequena parte de sua propriedade ao servo em troca de serviços.
11. Composição da sociedade feudal:
Nobres próximo ao senhor feudal e os servos ou escravos (trabalhadores).
Resposta: Clero (integrantes da igreja católica), os religiosos ocupavam o topo da camada na sociedade, tinham grandes privilégios. Logo em seguida vem os nobres (senhores feudais), que possuíam muito poder político, militar e econômico, eram donos dos feudos (territórios), a última camada ocupada nesta sociedade, eram as dos camponeses, homens que serviam aos senhores feudais em troca de moradia e alimento e tinham vidas um tanto miserável.
12. Igreja católica na idade média:
Dona de muitas terras, porém os bispos e abades em posição secundárias.
Resposta: Os fiéis davam dinheiro a igreja a acreditando que ganharia alguma benção ou ajudaria na melhoria da igreja, acreditavam que esse era o intuito da instituição, porém os bispos e abades pegavam o dinheiro para seu próprio uso e demorou para que os fiéis “descobrisse” e mesmo depois de descobrirem os bispos e abades conseguiu formas de continuar pegando o dinheiro e induzirem os fiéis continuarem dar.
13. Bispos e abades na hierarquia:
Deviam obediência diretamente a igreja católica.
Eles se faziam de leais e fiéis a igreja, porém pegavam/roubavam o dinheiro dos fiéis. E isso aconteceu por muito tempo, por conta de ocuparem parte do clero e ser os primeiros na camada da sociedade, nunca desconfiavam deles, e qualquer coisa que fosse dito pelo clero, dificilmente podia se indagar e ou duvidar deveria ser acatado sem haver discussões.
14. Ética paternalista Cristã:
Todo senhor poderoso protegia seus servos que a ele devia lealdade.
...