Mudança organizacional
Tese: Mudança organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vosttro • 16/9/2013 • Tese • 5.171 Palavras (21 Páginas) • 262 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação à Distância
Administração 3º Semestre
Atividade Prática Supervisionada de Tecnologias e Ferramentas de Gestão
Data da Aprovação 06 de Junho de 2012
Resumo
Neste trabalho iremos Identificar o grau de satisfação e a motivação das pessoas nas organizações, o papel que um gestor desenvolve e o foco da Gestão Organizacional.
Sumario
I Resumo ............................................................................. 4
II Etapa 1-Passo 1 ................................................................ 6
III Etapa 1-passo 2 .................................................................6-10
IV Etapa 1-Passo 3 ................................................................10-12
V Etapa 2 Passo 1...............................................................12-13
VI Etapa 2 – Passo 2...............................................................13-14
VII Etapa 2- Passo 3................................................................14-25
VIIIEtapa3................................................................
IX Etapa 3 .............................................................................
X Bibliografia ...............................................................
Etapa 1
Passo 1
Empresa: Cooperativa Tritícola Regional Santo Ângelo
Santo Ângelo-RS
Produtos comercializados: Grãos e Cereais
Porte: Médio
Missão e Valores: Oferecer atendimento que tenha por fim a satisfação de clientes, criando um vínculo de amizade e respeito mútuos. Ter uma parceira integral com seus clientes, fornecendo atendimento da mais alta qualidade;
Garantir o profissionalismo e aprimoramento técnico constante de sua equipe, bem como de seus produtos e serviços, trazendo satisfação aos clientes.
Justificativa por escolha dessa empresa: Por tratar-se de uma empresa séria com boa imagem na sociedade.
Contato: Simone Welter
Cargo: Fiscal de caixa
Passo 2
Mudança organizacional
É o conceito e a ação de mudança em toda uma organização. Geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e drástica na maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar, pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança do accionistas e tempo.
Existem diversas condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.
Tipos de Mudança
Existem diferentes tipos de mudanças organizacionais, nomeadamente: tecnológicas, de produtos, estruturais, de pessoas/cultura e de estratégia. As organizações podem inovar numa ou mais áreas, dependendo das forças internas e externas de mudança.
Mudanças Tecnológicas;
É relativa ao processo de produção da organização – como a organização realiza seu trabalho. São dimensionadas para tornar mais eficiente o processo de produção de um produto ou a prestação de um serviço. Como podem os gestores estimular a mudança de tecnologia? A regra é que a mudança tecnológica deve ser feita de baixo para cima, ou seja, significa que as ideias têm origem nos níveis mais baixos da organização e são canalizadas para cima para aprovação. Os empregados nos níveis hierárquicos mais baixos compreendem a tecnologia e têm a habilidade necessária para propor as mudanças.
Mudanças no portfólio de produtos
É uma mudança no produto ou serviço produzido pela organização. As inovações em novos produtos têm grandes implicações para uma organização porque frequentemente são o resultado de uma nova estratégia e podem definir um mercado novo. O lançamento de um novo produto é difícil porque ele não envolve somente uma nova tecnologia, mas também deve atender às necessidades dos clientes. As ideias para novos produtos têm sua origem nos níveis mais baixos da organização, assim como ocorre com as mudanças tecnológicas. A diferença é que as ideias de novos produtos circulam horizontalmente entre os departamentos. A inovação de produto requer perícia de diversos departamentos simultaneamente. O fracasso de um produto novo é frequentemente o resultado de uma cooperação falhada.
Mudanças Estruturais
Envolvem toda a hierarquia da empresa ou organização, as metas, as características estruturais, os procedimentos administrativos e os sistemas administrativos. Uma mudança estrutural bem-sucedida é realizada por uma abordagem de cima para baixo porque a habilidade para a melhoria administrativa tem a sua origem nos níveis médio e alto da organização. O processo de cima para baixo não significa que a coerção seja a melhor táctica de implementação. As tácticas de implementação incluem instrução, participação e negociação com todos os empregados.
Mudanças Culturais.
Referem-se a uma mudança nos valores, normas, atitudes, crenças e comportamento dos empregados. Relacionam-se com a maneira como os colaboradores da organização pensam.
O
...