Necessidade de profissionais em logística
Pesquisas Acadêmicas: Necessidade de profissionais em logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zikapoke • 29/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 325 Visualizações
Falamos de logística no Brasil há apenas 10 anos e nunca um profissional se destacou tanto no Brasil em função de suas qualidades técnicas e pessoais quanto o profissional da área logística.
Os profissionais de logística são bastante dinâmicos, criativos e motivados em solucionar problemas e a superar novos desafios. A dificuldade serve como um fator motivador e não como obstáculo profissional. Em geral, são profissionais com boa capacidade de comunicação, hábeis na negociação e têm facilidade de trabalhar em equipe, além de alta flexibilidade e adaptabilidade às mudanças.
Estes profissionais herdaram dos asiáticos o conhecimento e o gosto pelas ferramentas de gestão da qualidade total e técnicas de produção. Dos americanos, a paixão pelos transportes e o desafio de vencer as distâncias no mais curto tempo possível. E dos europeus, a preocupação com a racionalização dos espaços e da mão-de-obra nas atividades de movimentação e armazenagem e a habilidade de lidar com a logística global.
Do mundo moderno herdaram o interesse e a facilidade em lidar com tecnologia e a preocupação e o compromisso em atender e superar as necessidades e expectativas de seus Clientes. Aos poucos estes profissionais estão avançando e superando as barreiras que os separavam dos Clientes de seus Clientes.
Porém, ainda falta-lhes muita coisa. Faltam conhecimentos mais profundos em matemática financeira, custos, análise de investimentos, organização e métodos, pesquisa operacional e estatística aplicada à logística. Falta também uma visão sistêmica e abrangente de toda a cadeia de materiais e, em determinados casos, um maior conhecimento técnico da operação logística.
No Brasil faltam bons cursos profissionalizantes e os que dispomos ainda estão bastante distantes da combinação ótima entre a teoria e a prática, e por isso, aguardem um pouco mais e invistam no auto aprendizado, através da realização de cursos rápidos e especializados, da leitura dos bons livros, artigos e reportagens disponíveis na mídia escrita e eletrônica. O maior aprendizado está na convivência e troca de experiências com seus colegas de trabalho, na relação com os Clientes e na execução da rotina diária.
Em termos de mercado de trabalho, com o rápido avanço da terceirização logística no Brasil, que em poucos anos alcançará patamares semelhantes ao do mercado europeu, em torno de 70%, um novo e promissor mercado se abrirá para o profissional da área, principalmente em Transportadoras, Operadores Logísticos, Portos Secos e Freight Forwarders. Trabalhar nessas empresas passará a ser (se já não for) tão atrativo quanto atuar nas grandes indústrias.
As grandes e médias empresas no setor da indústria e do comércio, cada vez mais necessitarão de excelentes profissionais, nos níveis operacional, tático e estratégico, proporcionando o desenvolvimento de uma completa hierarquia de cargos na área, comportando desde um estagiário ou trainee especializado a um Diretor ou Vice-Presidente de Logística, permitindo o encarreiramento de médio e longo prazo destes profissionais. Aos poucos o setor terciário (bancos, hospitais, instituições de ensino, serviços públicos e a indústria do lazer e do entretenimento) se renderá à ciência logística, se constituindo também num excelente e promissor mercado.
A própria abrangência da área de Logística, ultrapassando os limites da atividade de transportes e distribuição e se estendendo ao PPCP, Gestão do Pedido do Cliente, Gestão de Compras, Gestão dos Estoques, Movimentação e Armazenagem, Logística Estratégica, Gestão dos Transportes, etc., criará infinitas combinações de oportunidades futuras para os profissionais da área.
Portanto, se você ainda tinha alguma dúvida em seguir por uma área que até então era sinônimo de expedição e transporte, não fique em dúvida e aproveite a excelente oportunidade que se encontra à sua frente. Já se você atua na área há algum tempo, continue insistindo pois os bons frutos não demorarão a serem colhidos. O futuro - A busca da competitividade pela logística
Por que a logística vai crescer? Por que é a melhor opção para ter um
diferencial competitivo. Inicialmente pensou-se que a empresa para ter
competitividade e vender bem seus produtos eles precisariam tem um custo menor que o da concorrência. Descobriu-se mais tarde que qualquer coisa
pode ser feito de pior qualidade e mais barato. Foi o período das porcarias
capitalistas..
Aí o marketing teve a grande sacada, o produto além de ter um preço
competitivo deveria ter uma qualidade diferenciada. Este foi o período do b&b,
bom e barato. As empresas que atingiram essa meta precisaram divulga-la,
pois não bastava a diferenciação, se faz necessário a promoção da empresa e
do produto.
Surgiu após esse período a questão da propaganda e da marca. Não
bastava o produto ser bom e barato, precisava ser conhecido pôr todos e
vendido pôr uma boa marca. A idéia da propaganda e marca ficou sujeita a
disponibilidade do produto. Não adianta haver só os luminosos do produto no
ponto de venda, mas o produto deveria estar lá para ser comprado.
A disponibilidade é o marketing da logística. Hoje é sabido que os
produtos tornaram-se "commodities". Eles possuem preços e qualidades
compatíveis, e suas marcas estão na cabeça de todos. O desafio maior é
colocar o produto na mão do consumidor.
Para ser eficiente em logística que precisamos de veículos adequados,
de equipamentos de movimentação bem projetados, de agilidade na coleta de
dados, da padronização dos equipamentos, embalagens e paletes, política de
estoque e outros dispositivos, sendo vistas de forma integrada.
A logística do amanhã ela será vista de forma globalizada, onde as
matérias primas serão compradas em qualquer local do globo,
...