ACESSO E NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Trabalho Escolar: ACESSO E NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CARLENE • 21/11/2013 • 2.252 Palavras (10 Páginas) • 602 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHERELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DAVID BARBOSA NEVES
ACESSO E NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Pesqueira - PE
2013
DAVID BARBOSA NEVES
ACESSO E NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Trabalho apresentado às disciplinas de Introdução à contabilidade, Matemática, Introdução à economia, Teorias da administração II e Seminário I do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade do Paraná – UNOPAR, para composição de nota da disicplina.
Pesqueira - PE
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................ 4
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................... 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................11
REFERÊNCIAS...............................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O mundo em que vivemos não permite mais que se deixe de lado qualquer tipo de informação. Demo (2000, p. 41) diz que “a informação não pode ser receita pronta, mas o desafio de criar, mudar, refazer”.
Desse modo, o presente trabalho deseja fazer um enfoque nos principais focos da informação contábil/financeira que uma empresa necessita para que atue da melhor maneira possível, dentro de parâmetros internacionais.
A relevância que a informação atinge no cenário atual reflete em todos os sentidos organizacionais, pois, interage com a politica, a economia, cultura e acaba por gerar impacto importantes na concepção de novas tecnologias e na tomada de decisões.
Embasado em teorias e conceitos sobre esse tema, busca-se por entender o panorama de profundas transformações e acompanhar de perto o acirrado e intrincado mercado competitivo, as organizações empresariais, enquanto sistemas vivos e pulsantes que necessitam de “sangue” – informações que façam com que o coração seja constantemente abastecido.
ACESSO E NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Segundo Barbosa (1997), dentro de um sistema organizacional, em que as informações são imprescindíveis às tomadas de decisões, buscar por dados que permitam acessar mais rapidamente esse conteúdo é fundamental. Desse modo, esse autor demonstra através de pesquisas que dentre os principais relatórios financeiros disponíveis pela área de finança estão:
1. Planejamento estratégico: apresentado muitas vezes através de reuniões programadas (34,1%) ou de contatos informais com o cliente (21%), sendo apresentado de forma escrita em apenas 33% dos casos. Esse tipo de relatório é fundamental para as tomadas de decisões futuras dentro da empresa;
2. Finanças/contabilidade: são apresentados em sua grande maioria (45,9%) conforme padrões, em relatórios ou memorandos escritos.
3. Normas/regulamentos técnicos/administrativos: que são enviados em grande parte através de relatórios;
4. Vendas: distribuídos em forma de relatórios e memorandos (50,6%).
Para Barbosa (1997) esses dados revelam, ainda, a predominância de relatórios e mensagens escritas para se veicular informações relativas a transações de nível operacional, ou seja, aquelas referentes à produção/operações (51,7%), vendas (50,6%) e finanças/contabilidade (45,9%). Esses meios são também os mais relevantes para transmitir informações sobre normas e regulamentos.
Sistema de Informações contábeis (SIC) é, segundo Moscove, Simkin e Bagranoff (2002, p.24) o subsistema de informações dentro de uma organização que acumula informações dentro de vários subsistemas da entidade e comunica-as ao subsistema de processo de informações. O subsistema de processamento de informações pode ser um departamento separado na entidade organizacional, responsável pelo equipamento e pelos programas de computação.
Os Sistemas informatizados ligados às áreas administrativa, comercial, contábil e financeira das empresas, proporcionaram um avanço da contabilidade deixando os procedimentos mais rápidos, assim os contadores reúnem dados sobre o desempenho de sua organização, processam esses dados e produzem e distribuem relatórios financeiros. Eles têm a função de produzir e analisar informações. Não são trabalhadores de linha, envolvidos diretamente na produção de bens e serviços. Ocupam posições de assessoria numa organização, apoiando seus objetivos (TAVARES, 2005, p. 5).
Conforme Laudon e Laudon (2003, p.7 apud TAVARES, 2005, p.20), um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos e dados são correntes de fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
Numa empresa é possível identificar diversos
...