O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Por: 155.379.777-96 • 21/8/2021 • Trabalho acadêmico • 10.084 Palavras (41 Páginas) • 137 Visualizações
FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CHAYANY FERREIRA DE OLIVEIRA
SÃO MATEUS
2021
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CHAYANY FERREIRA DE OLIVEIRA
Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação e expressão do curso de graduação em Engenharia Civil da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus – Multivix, como requisito da avaliação.
Orientadora: Josete Pertel
SÃO MATEUS
2021
Atividade 01) Resenha resumo do Capítulo 4: RELATÓRIOS EFICAZES, Livro Flatley, Marie. Comunicação empresarial.
CAPITULO 8: PREPARAÇÃO E REDAÇÃO DE RELATÓRIOS
A quantidade de relatórios e informações, varia de empresa pra empresa, porém quanto maior for a empresa, maior será esse montante de dados. A natureza dos negócios de uma empresa também influencia diretamente a quantidade e o tipo de relatórios.
Não há dúvidas de que os relatórios são um meio prático e eficiente de transmitir informações. A redação de relatórios ocorre em toda a organização, sendo vital para as operações de qualquer outra empresa. Trabalhar com públicos externos também é essencial para o sucesso de uma organização. Nas empresas de capital aberto, eles são exigidos por lei e devem ser divulgados ao governo e aos acionistas. Dependendo da natureza do negócio, uma empresa precisa preparar e redigir relatórios de impacto ambiental, de práticas de contratação ou de padrões de qualidade, e enviá-lós a diversas agências reguladoras.
O relatório é definido como uma comunicação ordenada e objetiva de informações reais que tem uma finalidade empresarial. É uma comunicação ordenada, preparada com cuidado. Sua finalidade é a apresentação de fatos, sem a influência humana e o ingrediente básico de todos os relatórios é a informação que se baseia em eventos, estatísticas e outros dados. No entanto, para ser classificado como empresarial, um relatório precisa ter uma finalidade empresarial.
A maioria dos relatórios tem uma declaração do problema e sua finalidade. Ter uma imagem clara do problema é uma questão de obter as informações necessárias para entendê-lo e de usar a lógica. Coletar as informações certas envolve muitas tarefas, dependendo do problema. A versão final de um relatório, a declaração do problema e da finalidade são componentes essenciais da introdução do documento, da carta de apresentação ou do resumo executivo.
Tendo definido o problema, deve-se examinar os fatores que precisam ser pesquisados para resolvê-lo. Estes fatores são de três tipos: subtópicos do tema geral do relatório, hipóteses que devem ser testadas, e as bases de comparação (em relatórios que envolvem esse tipo de estratégia).
Quando o problema envolve a obtenção de informações, você deve definir as principais áreas em que elas são indispensáveis. Após a apresentação de dados, deve-se partir pra determinação e subdivisões do tópico geral. Alguns relatórios mostram por que algo vai mal e indicam uma saída. Na análise de problemas desse tipo, procure as hipóteses. Elas são formuladas e testadas, e a aplicabilidade de cada uma ao problema em questão é validada ou não. Já quando o problema envolve uma avaliação, seja isolada ou em comparação com outra questão, deve-se criar uma base de avaliação. A finalidade do relatório é reunir os fatos. Talvez seja preciso consultar mais de uma fonte de informações.
Duas formas de pesquisa são úteis para coletar as informações necessárias para redigir o seu relatório: a pesquisa primária e a secundária. A pesquisa secundária usa materiais publicados por outras pessoas, como periódicos, brochuras, livros e publicações digitais. Já́ a pesquisa primária traz informações inéditas e achados novos obtidos com levantamentos, entrevistas e observações.
Os sistemas computacionais das bibliotecas atuais permitem imprimir, baixar, enviar por e-mail ou transferir as citações presentes nas bases de dados. Mas, não importa se o sistema é manual, computadorizado ou uma combinação deles na pesquisa secundária, um sistema metódico é essencial.
A abordagem direta é aconselhável quando se está́ em busca de informações quantitativas ou factuais. Antigamente se recorria a bibliotecas e enciclopédias para busca de informações diretas. Hoje em dia, com um simples clique em um dispositivo com internet, é possível se obter milhares de informações sobre todos os tipos de assuntos. Porém, há limitações. É preciso avaliar a fonte da informação com um olho crítico. Nem todos os documentos na Internet são indexados, e não existe uma ferramenta de busca que abranja todo o conteúdo da rede. Desenvolver a habilidade e o hábito de avaliar sites de forma crítica é a melhor opção.
Para informações de empresas ou dos produtos que fabricam, os diretórios de negócios são a fonte de referência a ser consultada. Existem ainda as publicações oficiais, no entanto o desafio em usar esse tipo de informação está́ em encontrar o que se precisa em meio a tanto material.
Os dicionários são úteis na busca do significado, da grafia e da pronúncia de palavras e locuções. Eles refletem o uso da língua, por isso, deve-se se certificar se a edição é a mais atual.
Algumas instituições privadas fornecem uma variedade de informações a profissionais corporativos, especialmente investidores. Muitas bibliotecas assinam esses serviços e permitem o acesso conveniente dos pesquisadores a dados valiosos e oportunos. No ambiente empresarial globalizado de hoje, deve se ainda buscar informações de outros países. Muitas bibliotecas têm obras de referência com informações sobre marketing internacional, exportações, tributos e comércio. A obtenção de materiais secundários deve ser ordenada e completa.
Quando as informações de que se precisa não estão disponíveis em fontes secundárias, deve-se buscá-las em primeira mão. Isto é, você vai fazer uma pesquisa primária, que possui cinco métodos básicos:
1. A busca de transações nos registros da empresa;
2. A experimentação;
3. A observação;
4. O levantamento;
5. A pesquisa qualitativa.
Como muitos dos problemas enfrentados pelas empresas hoje envolvem várias fases de suas operações, os registros internos de transações são uma excelente fonte de dados primários. Primeiro, é preciso ter uma ideia clara das informações necessárias. Segundo, as regras básicas para analisar esses registros devem ser compreendidas e terceiro, o trabalho deve ser feito em colaboração com alguém que esteja familiarizado com os registros da empresa.
...