O Desenvolvimento Econômico
Por: Mayara Nonemache • 7/9/2023 • Dissertação • 472 Palavras (2 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
APRESENTAÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
A presente atividade é de suma importância para a formação prática profissional do estudante, dentro de situação contextualizada, a partir do objetivo geral da disciplina de analisar o desenvolvimento econômico brasileiro e de abordar as políticas de desenvolvimento demográfico regional implantadas pelo Estado.
O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, em curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.
Fonte: Adaptado de LACOSTE, I. Geografia do subdesenvolvimento. 7. ed. São Paulo: Difel, 1985, p. 119-126.
Diante do caso apresentado, com a resposta para os problemas sociais e econômicos demográficos, qual é o papel da Cepal na adequação do crescimento econômico?
Em seu trabalho, disserte em torno de oito linhas.
- O PAPEL DA CEPAL NA ADEQUAÇÃO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO
O crescimento demográfico em altas taxas é fruto direto da falta de uma política social integradora, das raízes históricas brasileiras de concentração de renda e terras, da falta de redistibuição dos recursos dentre a sociedade e de um sistema educacional estruturalmente falho e excludente. Nos últimos anos, contudo, a taxa de variação do crescimento demogáfico tem apresentado queda. Isso pode ser consequência de uma democratização geral da informação, ocasionado por avanços tecnlógicos e também de mudanças na cultura do povo, caminhando junto à globalização.
Quando falamos em crescimento econômico, ele precisa ser paralelo ao desenvolvimento humano e social para que seja percebido por todas as camadas da sociedade. Desta maneira, a “adequação” propriamente dita do crescimento para que siga essa vertente democratizadora deve ser realizada pelos agentes socioeconômicos. A Cepal, Comissão Econômica para América Latina e o Caribe, tem atuado desde a metade do século passado em prol do objetivo citado acima. A ênfase da organização segue três linhas principais: inserção das economias dos países membros no contexto internacional, captação e transmissão de conhecimento e desenvolvimento tecnológico entre países já mais avançados e os seus integrantes e a paridade e equidade com relação ao desenvolvimento econômico global, perseguindo uma relação de igual para igual nas trocas econômicas entre seus membros e os países do globo, acarretando a distribuição internacional do desenvolvimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MANKIW, N. G. Macroeconomia. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2021.Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597027594/. Acesso em: 25 Nov 2022.
HISTÓRIA da Cepal. Cepal, 2022. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/sobre/historia-cepal. Acesso em: 25 Nov 2022.
...