O Desenvolvimento Econômico
Por: or_camila • 9/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.278 Palavras (14 Páginas) • 246 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE NEGÓCIOS
ANA PAULA
CAMILA
LEONARDO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SÃO PAULO
PORTO ALEGRE
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 02
2. DEMOGRAFIA .................................... 03
2.1 DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL 03
2.2 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA 04
2.3 RAZÃO DE DEPENDÊNCIA 04
2.4 PIRÂMIDES ETÁRIAS DAS POPULAÇÕES 05
3. ESTRUTURA PRODUTIVA 07
3.1 EVOLUÇÃO DO PIB 07
3.2 EVOLUÇÃO DE VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS 08
3.3 RENDA .................................................................................................................. 09
4. POBREZA E DESIGUALDADE 10
4.1 EVOLUÇÃO DA POBREZA EM SÃO PAULO 10
4.2 EVOLUÇÃO DA POBREZA NO BRASIL 11
4.3 NÍVEL DE POBREZA 12
4.4 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA ................................................................................. 12
5. EDUCAÇÃO 14
5.1 RENDIMENTO ESCOLAR 14
5.2 TAXA DE ANALFABETISMO 18
5.3 DISTORÇÃO DE IDADE-SÉRIE ............................................................................ 18
5.4 IDEP ....................................................................................................................... 20
6. CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo detalhar conceitos analisados sobre a disciplina de Desenvolvimento Econômico, durante o semestre 2017/01. Consta descrições importantes e dados de desenvolvimento econômico e social, em um determinado período e também atualmente encontrados no campo nacional de grande magnitude.
Ressalta-se aspectos relevantes e históricos do estado escolhido para uma maior compreensão de sua trajetória. A capital de São Paulo tornou-se vigente em 1554, incialmente reunindo habitantes indígenas e europeus, ao longo do tempo com o seu povoamento acabou transfigurando-se e adquirindo uma característica relacionada ao comércio e serviços de maneira marcante no território nacional. Tendo um crescimento demográfico e econômico oriundo do ciclo do café e da industrialização, tornando-se assim a maior cidade do País.
Há uma análise também de Minas Gerais e Rio de Janeiro, vizinhos de São Paulo, afim de realizar uma comparação dos estados da região sudeste. Para medir tais parâmetros, foi observado alguns elementos relacionado a demográfica, estrutura produtiva, nível de pobreza e educação.
2. DEMOGRAFIA
Demografia é área da ciência geográfica que analisa a dinâmica da população humana onde abrange como foco estudos dos âmbitos relacionados a estatística, a estrutura e distribuições das populações. Engloba também fatores como: natalidade, mortalidade, migração e envelhecimento constando características de toda uma sociedade ou de um determinado grupo.
2.1 Distribuição Populacional
Inicialmente foram analisados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para observar a distribuição populacional do estado de São Paulo. O gráfico a seguir, retrata a distribuição da população de 0 a 90 anos em diante.
[pic 1]Fonte: IBGE
Ao observar o gráfico percebe-se que há uma diminuição da população jovem em relação a população adulta, isso representa uma queda no índice de natalidade e um aumento da expectativa de vida. Nota-se que a população economicamente ativa obteve um crescimento de 4% durante o período analisado.
O gráfico acima, demonstra a necessidade de políticas que incentivem o aumento da PEA para que não haja problemas futuros. Os resultados concretizam a hipótese de que a redução da proporção de jovens afeta em longo prazo a economia, pois chegará um estágio onde não terá uma população economicamente ativa suficiente para custear a previdência pública.
2.2 Evolução da População Idosa
O gráfico abaixo, mostra a evolução da população idosa em três estados da região sudeste, se torna visível o aumento da população idosa principalmente no estado de São Paulo.
[pic 2]Fonte: IBGE
2.3 Razão De Dependência
A seguir observa-se o gráfico da razão de dependência, os resultados só afirmam a declinação do índice da população jovem e o crescimento gradativo do envelhecimento da população. Também pode-se observar que em um determinado período essas populações chegam a um nível igualitário.
[pic 3]Fonte: IBGE
2.4 Pirâmides Etárias da População
Seguindo os resultados anteriores, as pirâmides etárias não poderiam ser diferentes, percebe-se que entre o ano 2000 e 2016 houve um crescimento populacional e uma nova concepção de distribuição. O desenvolvimento da população idosa reflete na mudança estrutural da pirâmide sendo mais perceptiva no estado de São Paulo em relação ao Brasil.
[pic 4] Fonte: IBGE
[pic 5]
Fonte: IBGE
A mudança na pirâmide etária tanto do Brasil quanto no estado de São Paulo, observa-se que a expectativa de vida e redução do crescimento vegetativo está relacionada ao desenvolvimento econômico do pais. Pode-se afirmar que essa transição demográfica é consequência de alguns fatores, como: melhorias na saúde, desenvolvimento de diferentes métodos contraceptivos, acesso a saneamento básico, planejamento familiar e inserção da mulher no mercado de trabalho; esses são apenas alguns fatores que influenciam essa modificação na pirâmide etária.
...