EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Por: vanessaeleo • 12/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 841 Palavras (4 Páginas) • 501 Visualizações
Empreendedorismo Governamental
Nome: Vanessa Duarte Braga Polo: Itaocara
- Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos.
Oportunidades
(P)olítica: Possui uma política de atuação diferenciada no mercado sendo formatado o serviço “Remessa Local com Comprovação de Entrega”, para atender remessa de citações, notificações e intimações do Judiciário (Tribunais, Ministério Público, Procuradorias), e para remessa de IPTU, taxas, contribuições e notificações de débito das Prefeituras. Objetiva fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios no Brasil e no Mundo.
(E)conômica: Pretende ser uma empresa de classe mundial. Para isso a EBCT lançou-se com uma forte atuação no mercado eletro-eletrônico, criando soluções customizadas de logística, atendendo grandes clientes como a Nokia, LG, Sony e Motorola No comércio eletrônico, a Correios On line, agência virtual dos Correios, em seu aniversário de 10 anos inaugurou sua página em inglês: http://www.correios.com.br/colinternacional, com o objetivo de ampliar o mercado internacional.
(S)ocial: Desenvolver diretrizes para o desenvolvimento nacional. É desenvolvida a prática corporativa Cidadania em Ação com o objetivo de oportunizar a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, adolescentes e apenados, a partir da experiência profissional e aprendizagem na Empresa. Visa ao desenvolvimento de atividades socioeducativas que favoreçam o crescimento social, pessoal e profissional dos adolescentes, portadores de necessidades especiais.
(T)ecnológica: Implantação do cartão de crédito varejo em 300 agências, Implantação do sistema CIFWEB, Rastreamento de Objetos, Economia propiciada pelas Compras Eletrônicas.
(E)cológica: A empresa possui programas de Coleta Seletiva de Lixo, projeto para despoluição, Reaproveitamento de Uniformes e Malotes, Programa Nacional de Gestão Ambiental, etc.
Ameaças
(P)olítica: Atender à crescente demanda de envio de encomendas resultante do aumento do e-commerce e enfrentar a concorrência cada vez maior de empresas multinacionais de logística.
(E)conômica: Necessidade de adequação dos produtos sobre os quais os Correios não possuem monopólio para manter e conquistas mercados.
(S)ocial: Dificuldade de acesso a pontos de entrega, principalmente em áreas de favelas recentemente pacificadas. Onde para a implantação de projetos sociais existe uma dificuldade muito grande.
(T)ecnológica: A Empresa tem que enfrentar grandes desafios, principalmente a concorrência silenciosa da tecnologia — que substitui as cartas em papel por e-mails. O sistema de informática que a empresa usa ainda é muito lento.
(E)cológica: Falta de apoio por parte do governo para ampliação dos projetos na área ecológica.
Interno (BSC)
Forças
Sociedade: Já possui conhecimento dos anseios da sociedade brasileira em relação aos seus serviços, o que permite que seja investido em melhorias no atendimento e agilidade em suas entregas.
Processos Internos:
Possui cursos de aperfeiçoamento desempregados envolvidos nos processos internos para evitar fraudes. Com investimentos crescentes em tecnologias para aprimorar os serviços prestados aos clientes, sendo destaque no 20º congresso de informática de inovação e gestão pública.
Aprendizagem e Crescimento:
Investem em cursos, recursos médicos entre outros, para manter os funcionários sempre atualizados e satisfeitos.
Financeira e Orçamentária:
Busca manter se no mercado com um nível crescente de récita consagrando pratica da iniciativa privada: foco nos clientes, simplificação dos processos, serviços e produtos, gerenciamento e custos, etc.
Fraquezas
Sociedade:
É uma empresa que busca obter a credibilidade da sociedade, portando deve evitar a insatisfação dos clientes, sendo ainda dependente de decisões de órgãos superiores do governo para um melhor resultado de suas metas.
...