O ENSINO DA PSICOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA
Por: obrunocorreia • 11/9/2020 • Trabalho acadêmico • 4.378 Palavras (18 Páginas) • 140 Visualizações
ESCOLA NAVAL
ASPIRANTE IM-402 – VINICIUS KOMAKI OLIVEIRA
O ensino da Psicologia e sua importância no desenvolvimento da Liderança
Apresentação de trabalho acadêmico como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Ciências Navais perante a Escola Naval.
Orientadora: Professora Michelle Thieme.
Rio de Janeiro
2017
O ENSINO DA PSICOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA
RESUMO
Este ensaio tem por objetivo analisar o exercício da liderança militar, sobretudo no terreno da Marinha do Brasil, à luz da primordialidade e da magnitude da base psicológica para o seu devido desempenho. O trabalho abrange enquadramentos em que se evidenciam a essencialidade e a utilidade das relações interpessoais e do conhecimento comportamental humano nos mais adversos ofícios militares. Ademais, o ensaio propõe sugestões para o apuro da liderança, a partir de orientações psicológicas.
Palavras-chave: Liderança. Psicologia Militar. Marinha do Brasil.
1 INTRODUÇÃO
“Em essência, a liderança envolve a realização de objetivos com e através de pessoas. Consequentemente, um líder precisa preocupar-se com tarefas e relações humanas.” (Hersey; Blanchard, 1982, p. 105)
A liderança mostrou-se, ao longo dos anos, como um subterfúgio de importância imensurável no exercício das mais variadas atividades no âmbito militar, seja em tempos de guerra – no cumprimento de missões reais –, seja em tempos de paz – nos mais simples afazeres de uma Organização Militar. A obtenção integral da interiorização e do aprendizado da prática de liderança, todavia, não advém sem um bom pilar de saberes psicológicos que envolvem o comportamento e a vida dos seres humanos.
Este estudo será realizado em virtude da necessidade da formação de Oficiais capacitados em exercer, de forma exímia, a liderança; destacando-se o ensino da psicologia como alicerce para tal desenvolvimento.
Um Oficial qualificado e bem formado em conteúdos que fundamentam a liderança – sejam eles éticos, psicológicos, morais e sociais – em muito tem a contribuir para o objetivo fim da Instituição. Ao ter o domínio da liderança e, por conseguinte, de seus princípios, o Oficial terá uma melhor capacidade de efetuar suas atividades em conformidade com a missão da Marinha do Brasil.
Assim sendo, ao ser dado o devido valor à noção e à compreensão acerca da liderança, manifesta-se a questão sobre a base para adquirir seu pleno exercício: o quão significante faz-se o ensino da psicologia na aquisição de um bom suporte para liderar e, consequentemente, na formação de um Oficial?
De posse do referencial teórico a ser aprofundado, optou-se por estribar-se nos pensamentos dos seguintes autores: Ana Bock (1988), Samuel Costa (2012) e Capitão de Fragata Erica Barreto Nobre (2005). Tais autores contemplam reflexões teóricas acerca dos conceitos e princípios da psicologia, aplicações desta área no âmbito militar e da essencialidade de suas utilidades, além de exemplificações que ratificam a relevância da correlação entre os campos da psicologia e da liderança. É valido salientar que as Coletâneas de Psicologia e de Liderança, escritas pela Comandante Erica, englobam um compilado de visões de diversos outros autores. Ressalta-se, também, a utilização da publicação EMA-137 (Doutrina de Liderança da Marinha), a fim de se angariar os princípios que norteiam o exercício da liderança na Marinha do Brasil.
O objetivo geral desta pesquisa será analisar o ensino da psicologia como significativo sustentáculo para o alcance de sapiência nas práticas de liderança, exercidas pelo Oficial da Marinha do Brasil.
Para auxiliar na discussão, as seguintes questões foram levantadas:
- Como o aprendizado da psicologia pode contribuir na formação de um líder? Qual é a importância do seu saber teórico?
- Em que tipo de situações o conhecimento acerca do comportamento psicológico do ser humano pode ajudar na resolução de dificuldades no âmbito militar?
- Quais são os transtornos que podem ocorrer, caso o Oficial não tenha, fundamentado em sua mente, discernimento a respeito dos fatores psicológicos que envolvem a natureza humana?
Para responder tais questões, foi feito um levantamento inicial nos materiais instrucionais das disciplinas de liderança e de psicologia da Escola Naval, assim como, pesquisa de teses, livros, artigos e dissertações sobre o tema nos sítios do Google acadêmico utilizando como critério de busca, inicialmente, as seguintes palavras-chave: "liderança militar" e "psicologia militar".
A abordagem de investigação adotada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo e foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados:
- Pesquisa documental como técnica exploratória;
- Entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos Oficiais do ComCA da Escola Naval, com o intuito de colher experiências dos militares acerca do tema.
Além da Introdução e das Considerações Finais, a presente monografia está organizada em outras três seções: a seção 2 aborda a psicologia e a liderança de uma forma mais teórica; a seção 3, dividida em duas subseções – a primeira enfatizando relatos históricos gerais e a segunda, aspectos da MB –, discorre acerca do exercício da liderança e da importância da aplicação da psicologia no âmbito militar; e, por fim, a seção 4 disserta sobre a sugestão do aperfeiçoamento do líder nas Forças Armadas e, principalmente, na MB, referindo-se à erudição da psicologia.
2 A PSICOLOGIA, A LIDERANÇA E SEUS FUNDAMENTOS
“Um líder eficaz deve ser capaz de “ser” e de “fazer”, isto é, deve demonstrar consideração com os demais, atentando para o aspecto do relacionamento, por um lado, mas deve também definir maneiras de realizar o trabalho, o que espera de cada um e quais são os padrões organizacionais.” (Nobre, 2005)
O termo psicologia, criado em 1550 pelo filósofo e teólogo alemão Philipp Melanchthon, significa estudo da mente. Sua definição, porém, é dada pela ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.
...