O MERCADO DO SEGUROS EM LUANDA: UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA PROCURA DE SEGURO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TALATONA (2017)
Por: esterjo • 2/10/2019 • Projeto de pesquisa • 13.577 Palavras (55 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - DCSA CURSO DE ECONOMIA
MERCADO DO SEGUROS EM LUANDA: UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA PROCURA DE SEGURO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TALATONA (2017)
ALZIRA MUNDELE CLAUDETTE SECRETÁRIO DOMINGAS MIGUEL ESTER JOSÉ
ELISÂNGELA BANDEIRA STÉLVIA BARBOSA JACINTO N´SONI
MERCADO DO SEGUROS EM LUANDA: UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA PROCURA DE SEGURO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TALATONA 2017
Projecto interdisciplinar, apresentado pelos alunos do curso de Economia do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, como créditos para a segunda prova parcelar.
Professor da disciplina orientadora: Lilhan Barbosa
FOLHA DE APROVAÇÃO
MERCADO DE SEGUROS EM LUANDA: UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA PROCURA DE SEGURO DE SAÚDE NO MUNICIPIOO DE TALATONA (2017)
DATA DA APROVAÇÃO / /
BANCA EXAMINADORA
Lilhan Barbosa
[pic 2]
Além Panzo
[pic 3]
Francisca Tungumuna
[pic 4]
Jocson Quima
[pic 5]
Victoriano
[pic 6]
Resumo
A ideia de seguro surge na antiguidade, pois que o homem há muito que se preocupa em diminuir os seus riscos. Inicialmente, as actividades comerciais dos chineses e os comerciantes da Babilónia a mais de 2000 anos já eram baseadas na ideia de passagem de risco para outrem. É conhecido que o primeiro contrato de seguro surgiu na Itália, em Génova por volta do ano de 1347, contrato em que o segurador assumia o risco das mercadorias transportadas a troco de uma determinada quantia de dinheiro. Esta actividade foi expandindo até aos dias hoje, em diferentes partes do mundo, registando grande importância desde a minimização dos riscos por parte de um seguro de saúde para pessoas e outros, e ainda, contribui para a economia de um determinado país. Em Angola, no período de colonização a actividade seguradora surge com instalação de uma filial da Companhia de Seguros Ultramarina gerida por portugueses; após a independência, houve a necessidade de revitalizar o mercado segurador, surgindo então a ENSA que se manteve numa situação de monopólio durante muito tempo. Os seguros podem ser classificados tanto para o ramo vida como para o ramo não vida. Existem factores determinantes para a procura de seguro de saúde por parte das empresas e pessoas individuais, determinantes estes que podem ser económicos e/ou sociais. Assim, com base nos resultados encontrados por meio da aplicação de um inquérito aos funcionários de Talatona, concluiu-se que os indivíduos que beneficiam de seguro de saúde são maioritariamente do sexo masculino, no intervalo de idade dos 31-40 e com grau de escolaridade superior. Dos indivíduos que não possuem seguro de saúde, maior parte que o preço é o factor que mais contribuiu para não aquisição do seguro, e encontra-se no intervalo de idade dos 20-30 anos.
Palavras-chave: Mercado de seguro; seguro de saúde; determinantes da procura.
Abstract
The idea of insurance arises in the antiquity, since the man has much that worries in diminishing its risks. Initially, the comercial activities of the chinese and merchants of Babylon for over 2000 years were already based on the idea of passing risk to others. I tis well know that the first insurance contract came into being in Italy in Genoa around 1347, a contract in which the insurer assumed the risk of the goods being transported for a certain amount of money. This activity has been expanding to the presente day in diferente parts of the world, registering great importance from the minimization of risks by health insurance por people and others, and also contributes to the economy of particular country. In Angola, during the colonization period, the insurance business was created with the installation of a subsidiar of Companhia dos Seguros Ultramarina managed by portuguese, after Independence, there was need to revitalize the insurance market, and then ENSA, which remained in a monopoly situation during long time. Insurance can be classified for both life and non-life sectors. There are determining factors for the demand for health insurance by companies and individuals, which may be economic and/or social determinants. Thus, based on the results found through the application of a survey to Talatona officials, it was concluded that the individuals who benefit from health insuranceare mostly male, in the age range of 31.40 years and with a higher education level. Of the individuals who do not have health insurance, the greater parto f the price is the factor that contributed most to the non-acquisition of the insurance against the age range 20-30 years.
Keywords: Insurance market, health insurance, determinants of demand
Índice de tabelas
Tabela 1: Nível de escolaridade dos indivíduos… 45
Tabela 2: Seguradoras mais procuradas… 46
Índice de gráficos
Gráfico 1: As três maiores seguradoras no período de 2012-2013… 27
Gráfico 2: Percentagem de homens e mulheres com e sem seguro 43
Gráfico 3: Idade média de homens e mulheres com e sem seguro… 44
Sumário
- Introdução 10
- Objectivos 11
- Objectivo Geral 11
- Objectivo Específico 11
- Problema e Justificativa 11
- Hipóteses 12
- Metodologia 12
- Referencial Teórico 14
- Conceitos relacionados ao mercado de seguros 14
- Conceito de seguro 14
- Apólice 14
- Contrato de seguro 14
- Resseguro 15
- Risco 15
- Contextualização histórica do mercado de seguros 16
- Ramos de seguros 18
- Importância dos seguros 19
- Vantagens e Desvantagens dos seguros 21
- Vantagens dos seguros 21
- Mercado de seguros em Angola 23
- História dos seguros em Angola 23
- O actual mercado de seguros em Angola 25
- Legislação 28
- Ramos de seguros em Angola 29
- Competitividade no mercado segurador 30
- Universal Seguros 31
- ENSA 31
- SAHAM 32
- NOSSA Seguros 33
- Confiança Seguros 34
- Discriminação de preço 34
- Receitas/ Lucros das seguradoras 35
- Comparação entre angola e moçambique 36
- Mercado do seguro de saúde em Angola 38
- Saúde em Angola 39
- Determinantes na procura de seguros de saúde 41
- Procura por parte de particulares 41
- Determinante económico 41
- Determinante social 42
- Análise e discussão das variáveis 44
- Descrição da amostra 44
- Análise dos resultados 44
- Demonstração de resultados 48
Referência Bibliográfica 52
Anexo 55
Introdução
Segundo Gilberto (2010), embora o seguro na sua concepção formal e técnica seja mais recente, a verdade é que o homem há muito que se preocupa em desenvolver formas de reduzir os riscos e de minimizar os seus prejuízos. Inicialmente, os chineses e os comerciantes da Babilónia, mais de 2000 anos a.C., já planeavam as suas actividades comerciais tendo em consideração esta situação. Os comerciantes chineses que viajavam frequentemente por rios turbulentos distribuíam os seus produtos por várias embarcações, de modo a limitar os prejuízos em caso de naufrágio, isto é, os mesmos planeavam as suas actividades comerciais tendo em consideração cada situação. Por este motivo, tentando-se diminuir os prejuízos resultantes de diversos acidentes, principalmente àqueles relacionados ao comércio marítimo, começaram a ser criadas soluções ainda na antiguidade. O primeiro contrato de seguro surgiu na Itália, mais exactamente em Génova no ano de 1347, contrato em que o segurador assumia o risco das mercadorias transportadas a troco de uma determinada quantia de dinheiro. Este método embora com variantes acabou por se estender a outros países europeus. Em 1552 foi editado o primeiro contrato de seguro conhecido. As companhias de seguro indo de encontro as necessidades da sociedade diversificam, as ofertas de seguros conforme as necessidades dos indivíduos vai aumentando, sendo as mesmas classificadas mediante o ramo que exploram, podendo ser do ramo vida ou não.
...