O Microscópio
Por: isiscleber • 18/4/2018 • Trabalho acadêmico • 944 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
I Aula Prática: Microscópio.
O microscópio ótico ou óptico, é um instrumento óptico, que faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes, dotadas, ou não, de filtros multicoloridos ou ultravioleta, para ampliar e regular estruturas invisíveis ou difíceis de serem visualizadas à olho nu.
É constituído por uma parte óptica para ampliação das imagens e, uma parte mecânica para suportar o sistema ótico e realizar a focagem.
Embora existam muitas variações de microscópios, o microscópio óptico é o mais usado em diversas áreas, como pesquisas e análises. Ele é composto por dois jogos de lentes, sendo elas a objetivas e ocular, montadas em extremos opostos de um tubo fechado. O principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado, quando se observa através da lente ocular se vê uma imagem virtual aumentada da imagem real.
O microscópio é constituído de um suporte chamado platina ou mesa que contém a lâmina com o item a ser analisado e de um mecanismo que permite aproximar e afastar a lâmina para focar a amostra. As espécies ou amostras observadas em um microscópio são transparentes, para sua observação é necessário colocar as amostras em uma lâmina que permita que a luz transpasse esta amostra possibilitando assim sua visualização
Propriedades mecânicas de um microscópio óptico:
- Botão de liga e desligar: Liga e desliga o microscópio.
- Pé ou Base: Peça fixa à base, na qual estão aplicadas todas as outras partes constituintes do microscópio.
- Braço ou Coluna: Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos.
- Tubo ou Canhão: Cilindro que suporta os sistemas de lentes, localizando-se na extremidade superior a ocular e na extremidade inferior o revólver com objectivas.
- Charriot: Peça ligada à platina que possibilita mover a lâmina, permitindo a melhor centralização da mesma.
- Garra: Peça que prende a lamina sobre a mesa.
- Mesa ou Platina: Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.
- Parafuso Macrométrico: engrenagem que suporta o tubo e permite a sua deslocação a da platina. É indispensável para fazer a focagem.
- Parafuso Micrométrico: imprime ao tubo ou à platina movimentos de amplitude muito reduzida, completando a focagem. Permite explorara a profundidade de campo do microscópio.
- Revólver: Disco adaptado à zona inferior do tubo, que suporta duas a quatro objetivas de diferentes ampliações: por rotação é possível trocar rápida e comodamente de objetiva.
- Condensador: Conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.
- Diafragma: Permitindo regular a intensidade da luz que incide no campo de visão do microscópio.
- Lentes Objetivas: Permitem ampliar a imagem do objecto 4x, 10x, 40x ou 100x.
- Oculares: Sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objetiva. As oculares mais utilizadas são as de ampliação 10x.
Objetivo: Foi conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, podendo identificar as diferentes estruturas do equipamento.
Conclusão: Observamos que o microscópio, e suas estruturas e suas respectivas funções, e aprendemos a manuseá-lo de forma correta.
2ª Parte da I Aula Prática.
1° Procedimento: Observação de Pequenas Letras.
Material:
- Jornal, revista ou outros impressos;
- Lâmina de vidro;
- Lamínula;
- Água;
Procedimento: Foi cortado um pedaço de papel que incluía uma letra, ele foi colocado no centro da lâmina, e sobre ela foi acrescentada uma gota de água e a lamínula por cima, e em seguida colocamos a lâmina no microscópio, na parte da mesa que foi atracada pela garra, e depois ligamos o microscópio e mexemos no charriot para ajustar que a luz chegar na letrinha.
...