Indrodução ao Empreendedorismo e o processo empreendedor
Tese: Indrodução ao Empreendedorismo e o processo empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 131824 • 28/8/2013 • Tese • 2.200 Palavras (9 Páginas) • 541 Visualizações
Indrodução ao Empreendedorismo e o processo empreendedor.
O empreendedorismo cresce a cada dia, no Brasil e no mundo. Hoje podemos falar que o empreendedorismo e considerado um fenômeno. O Brasil e um dos países mais criativos do mundo e onde existe mais empreendedor. Grandes empresas estão atrás de profissionais criativos, inovador e que não tenham medo de assumir riscos, as organizações buscam o objetivo da efetividade. O mercado de trabalho a cada dia fica mais competitivo e disputado, hoje as organizações buscam competências e habilidades. O candidato a uma vaga de emprego necessita ter um diferencial.
O novo candidato tende a ter a capacidade inovadora, possuir boas idéias que modificam a maneira de administrar é ter senso para tomar às melhores decisões que poderão trazer sucesso as organizações. Podemos dizer que alguns candidatos e o empreendedor que as organizações procuram.
O empreendedorismo começou a se destacar no Brasil na década de 1990. E para ser um empreendedor de sucesso e exigido talento e dedicação ao trabalho. E preciso ter um bom planejamento e capacidade de implementação.
Um bom empreendedor e muito disputado no mercado de trabalho, por sua forma de administrar e é isso que as organizações procuram atualmente, pois são profissionais criativos e que possui muita iniciativa.
O assunto empreendedorismo ganha força constantemente, há instituições de ensino que tem aulas, palestras e seminários voltados à área.
A palavra empreendedorismo tem a tradução do termo entrepreneurship, uma origem francesa, que tem o significado: aquele que assume riscos e começa algo novo.
Ate a Idade Media o empreendedorismo era citado como criatividade e inovação, no século ( ) já falavam que o empreendedorismo era correr riscos.
Hoje há vários significados para o empreendedorismo, segundo o autor Dornelas o empreendedorismo e o envolvimento de pessoas e processos que juntos transforma as idéias em oportunidades.
O autor Dolabela, diz que o empreendedorismo e uma ciência onde são estudados os aspectos referentes ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades,seu universo de atuação.
O empreendedorismo e uma capacidades de empreender pessoas com iniciativa, soluções inovadoras, agilidade, facilidade de encontrar soluções para os problemas.
Etapa 1
Passo 2
Diferenças entre administrador e Empreendedor (pag. 38 quadro 2.5)
Muitas pessoas acreditam que administrador e empreendedor são pessoas iguais, mas existe uma grande diferença.
O administrador planeja, organiza, dirige e controla.Consideramos ele um gerente tradicional, ele se preocupa com sua fama e status na empresa, age com cautela, evita erros e surpresas, ele administra tarefas e supervisiona a equipe.
Mintzberg (Dornelas), fala que o administrador esta focado em três papeis gerenciais.
1-Interpessoal: representante e líder.
2-Informacional: Monitor, disseminador e interlocutor.
3-Decisório:Empreendedor, solucionador de distúrbios, alocados de recursos e negociador.
Kotter (Dornelas), diz que os administradores são ambiciosos, buscam o poder, são especializados, tem temperamento imparcial e muito otimismo.
Chiavenato, diz que o empreendedor não e somente uma pessoa que abre seu próprio negocio, e sim aquele que e preocupado e focalizado, assume riscos e inova constantemente. Assim aparece um novo líder: o empreendedor corporativo.
O empreendedor corporativo e um funcionário empreendedor com criatividade e que busca mudanças e inovações dentro das organizações.
Rosemary Stewart (Dornelas) afirma que a função dos administradores e igual ao dos empreendedores, pois eles possuem características principais.
Demanda: especificam o que deve ser feito.
Restrições: fatores internos e externos da organização que limitam o que o responsável pelo trabalho administrativo pode fazer.
Alternativas: identificam as opções que o responsável na determinação do que e de como fazer.
Dornelas faz uma comparação entre administrador e empreendedor, ele diz que as diferenças podem ser comparadas em cinco dimensões.
1-Orientação estratégica: o empreendedor e manuseado pelas oportunidades e o administrador e manuseado pelos recursos atuais de controle.
2-Analise de oportunidades: o empreendedor e um revolucionário de curta duração e o administrador e um revolucionário de longa duração.
3-Comprometimento dos recursos: o empreendedor não trabalha com uma previsibilidade enquanto o administrador tem decisões tomadas com base em orçamentos.
4-Controle de recursos: administrador tem habilidade no emprego e o empreendedor tem uso minimo dos recursos existentes.
5- Estrutura Pessoal: o empreendedor tem uma relação informal com muito relacionamento pessoal, o administrador tem respeito a uma hierarquia e formalidade.
Características dos empreendedores de secesso (quadro2.3).
Dornelas cita algumas características entre empreendedores e administradores. Os administradores trabalham com uma analise racional e os empreendedores trabalham com a imaginação.
Os administradores procuram conhecimento gerenciais e técnicas os empreendedores fazem as mudanças. O empreendedor e um administrador, com diferenças. Um bom administrador deve buscar alem dos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar ele deve ser um empreendedor, buscar o desenvolvimento e o lucro para as organizações.
Certo tempo atras a palavra administrador tinha um significado de alguém poderoso,isso não existe mais.
Já o empreendedorismo e um estado de espirito, e não uma simples função dentro das organizações. Há pessoas que nascem com o empreendedorismo no sangue chamamos de ter o dom. O espirito empreendedor pose ser desenvolvido em qualquer pessoa.
Diferenças:
_
Auto avaliação de seu perfil empreendedor( Ambiente, Atitudes, e Know-How)
...