Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
Tese: Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pantolfi • 18/7/2013 • Tese • 525 Palavras (3 Páginas) • 616 Visualizações
ETAPA 1
Aula tema: Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.
Empreendedor x Administrador
O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.
O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro. Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade? É isso que será estudado no artigo em questão.
Segundo Stewart (apud DORNELAS, 2001), o administrador é semelhante ao empreendedor, pois ambos compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Mas Dornelas (2001) tem uma visão diferente, ao afirmar que "todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor."
Henry Fayol (1841-1925) foi o criador/divulgador dos quatros princípios da arte de administrar, sendo eles: planejar, organizar, comandar e controlar.
De acordo com Dornelas (2004) empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoa desenvolve seu próprio empreendimento, isto é, transforma uma idéia em negócio. Para Pinto e Rodrigues (2005) “o termo empreendedorismo, nos dias atuais, vem sendo utilizado de forma abrangente, referindo-se a ações inovadoras e dinâmicas.
Auto-avaliação de seu perfil Empreendedor (Ambiente, Atitudes, e Know-how)
De acordo com a auto-avaliação realizada pelo grupo, coincidentemente ambos os 6 integrantes tiveram entre 90 a 119 pontos, o que quer dizer que temos muitas características empreendedoras e às vezes se comportamos como tal, porém ainda podemos melhorar, equilibrando os pontos fortes e fracos.
Pontos como persistência na resolução de problemas, tolerância nas incertezas e falta de estrutura, autoconfiança e disposição ao sacrifício para atingir metas, são pontos que precisamos melhorar. Em compensação a proatividade na tomada de decisão, disciplina e dedicação, orientação a metas e resultados e senso de humor são pontos fortes nos quais podemos ressaltar.
Visualizando os pontos fortes e fracos, conseguimos definir estratégias e traçar objetivos, visando melhorar as falhas e fazer bom uso dos pontos fortes.
A diferença que compreendemos
...