O SISTEMA ECONÔMICO E O REGRESSO NACIONAL BRASILEIRO
Por: Adriene Cozer • 4/3/2019 • Trabalho acadêmico • 3.325 Palavras (14 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................3
2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL......................................................................4
2.1 ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS.................................................. 4
2.2 QUADRO DE MODELO DE NEGÓCIOS........................................................ 5
3 PLANEJAMENTO PARA UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS... 6
3.1 AÇÕES PARA PROMOVER INTERAÇÃO DE IMIGRANTES........................ 6
3.2 INICIATIVAS INTERNACIONAIS.................................................................... 8
3.3 EMPREGABILIDADE.......................................................................................8
3.4 DIFICULDADES PARA IMIGRAR NO BRASIL................................................8
4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA..........................................9
4.1 PREVISÃO DE VENDAS..................................................................................9
4.2 PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO.................................10
4.3 PLANEJAMENTO DE MATERIAIS.................................................................11
4.4 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE.....................................11
5 DESENVOLVIMENTO DE CURSO MOTIVACIONAL.......................................12
5.1 DESCRIÇÃO DO CURSO...............................................................................12
5.2 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO.......................................................13
6 CONCLUSÃO.................................................................................................... 14
REFERÊNCIAS................................................................................................... 15
INTRODUÇÃO
O referido trabalho baseando-se no modelo Canvas, uma poderosa ferramenta muito importante para o processo modelagem de novos negócios, alguns autores gostam de afirmar que é a ferramenta ideal para o empreendedorismo, porém no nosso caso, sem fins lucrativos por se tratar de um projeto social voltado aos migrantes que vem para o Brasil em busca de novas oportunidades e conhecimento. A estrutura deste trabalho se fez baseado em estudos bibliográficos e suas devidas referências estarão disponíveis para consulta, caso se faça necessário.
Esta poderosa ferramenta desenvolvida e proposta por Osterwalder em Business Model Generation, parte do princípio básico de orientar, identificar, adaptar e validar novas ideias e negócios dentro de uma Organização independente da sua razão social. Aborda-se neste trabalho, o plano de negócios, sua viabilidade econômica e financeira, formalização do plano de negócios e a conclusão deste projeto social aplicado dentro do framework Canvas.
2. empreendedorismo social
Denota-se nos dias de hoje que existe milhares de ferramentas e processos que podem ajudar o empreendedor inovar o seu negócio, inclusive o próprio SEBRAE auxilia e muito em todos os aspectos. Porém, o empreendedor precisa compreender que a sua organização não depende de ferramentas e frameworks complexos, mas sim, de eficácia na administração de recursos, tempo, capital, dentre outros aspectos.
De acordo com David (2004) “ao longo das últimas décadas, as denominadas organizações sem fins lucrativos recorrentemente têm se utilizado das ferramentas gerenciais associadas à escola do empreendedorismo, o que possibilitou a emergência de uma nova conceituação nesta área de conhecimento: o empreendedorismo social”.
Para tal, utiliza-se para o desenvolvimento desta Organização não-governamental sem fins lucrativos o modelo Canvas pois um dos pontos fortes desta ferramenta é a prospecção de migrantes e parceiros de forma dinâmica e detalhada. Muitas pessoas creem veementemente que por se tratar de uma organização que não visa lucros, não precisa apresentar seu plano de negócios, porém, faz-se necessário, uma vez que as Instituições sem fins lucrativos assumem riscos em favor dos imigrantes que chega ao Brasil, então à gestão dessas Instituições precisam ter claramente um modelo de negócio que demonstra como vão se manter e como será administrado o custeio com mão de obra, manutenção e demais atividades referentes a ação social, se faz comum que os empreendedores sociais enxergam soluções aonde todos só enxergam problemas.
2.1 ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
Toda Organização sem fins lucrativos tem uma missão, entretanto, sem dinheiro não há missão que se conclua, portanto, podemos afirmar que sem plano de negócios, não há investidor que se interesse em participar da causa pretendida pela Instituição e mensurar o retorno social e financeiro dos investimentos é primordial, mesmo não produzindo bens e serviços para vender, mas sim para solucionar problemas sociais e tornar a comunidade em volta dela, uma comunidade melhor e mais unida.
2.2 QUADRO DE MODELO DE NEGÓCIOS
Como? O quê? Para quem?
PRINCIPAIS PARCEIROS PREFEITURA INDÚSTRIA Escolas Agências de emprego Lojas de Material de Construção Construtoras e Empreiteiras Padarias e Supermercados |
PRINCIPAIS Aulas de Português e Matemática. Cursos de Empreendedorismo, Salgadeiro, Padeiro, Pintor Residencial, Azulejista e Curso de Desenho Industrial e Boas práticas de Produção; | PROPOSTA DE VALOR Qualificação de mão de obra. Oportunidade de colocar os imigrantes no mercado de trabalho. Atender demanda de profissionais qualificados. Oferecer oportunidade para quem mal tem o que comer. | RELAÇÃO COM OS CLIENTES Atendimento pessoal e de acordo com a necessidade Promoção de Eventos e de Marketing | SEGMENTO DE CLIENTES Gestão Pública Educação Recrutamento E Seleção Metalúrgicas Construção Civil em Geral Panificadoras Hipermercados |
RECURSOS PRINCIPAIS Colaboradores, voluntários, equipamentos | CANAIS Youtube Site da Ong | |||
ESTRUTURA DE CUSTOS Infraestrutura, Colaboradores, Matéria Prima, Ferramentas | FONTE DE RECEITAS Feira de Pães, Doces, Salgados, bandeja de doces e salgados, cursos de idiomas com imigrantes voluntários |
Quanto?
...