TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Veneno Está na Mesa -O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos

Por:   •  9/6/2017  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

O Veneno Está na Mesa

Economia Política – Professor Fábio                                                 Aluna: Fernanda Sesterheim

-O Brasil, desde 2008, é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Por ano, o brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos.

-Governos de política progressista aceitam os agrotóxicos como uma política necessária, e isso acontece em quase toda a América Latina.

-A “revolução verde”, pós-segunda guerra mundial, prometia comida forte e sadia para os seres humanos no mundo todo, o que fez que mais máquinas assumissem os campos, expulsando o camponês que antes cultivava. O uso de sementes transgênicas se generalizou e o uso de agrotóxico aumentou na década de 60.

-Os EUA, na década de 60, no Vietnã, usaram o herbicida “agente laranja” para “salvar as vidas dos soldados”, com intuito de fazer as matas crescerem para eles se esconderem. Porém isso acabou adoecendo crianças que vieram décadas depois. Essas crianças nasceram com deficiências físicas e mentais, resultado de gerações que consumiram vegetais e plantas que vieram do solo em que o herbicida fora usado. O governo dos EUA e seus fabricantes foram indiciados, mas nem o povo nem o governo vietnamita não foram indenizados.

-A revolução verde destruiu toda a herança da agricultura antiga para criar um novo método. Esse novo método de usar sementes transgênicas e agrotóxicos fez o solo se enfraquecer, houve perda de mananciais, perda da biodiversidade, contaminação de solo, água e pessoas, mudanças climáticas, etc.

-Hoje o Brasil opera com mais de 400 tipos de herbicidas, fungicidas e inseticidas.

-Segundo a ANVISA, em 2009, das 3130 amostras de alimentos coletados em 26 estados, 19% apresentaram resultado insatisfatório, tinham níveis elevadíssimos de agrotóxico acima do permitido.

-Além da ilusão de que lavar os alimentos naturais vai retirar os agrotóxicos presentes (isso não acontece), existe a ilusão de que os agrotóxicos só são encontrados em alimentos naturais, porém eles também estão presentes nos industrializados, como macarrão, pizza, pão, sucos de caixinha, etc.

-Os produtos orgânicos são mais caros, então as pessoas mais pobres não tem acesso a esse tipo de alimento, então as camadas mais baixas da sociedade acabam consumindo alimentos com agrotóxico e, consequentemente, que fazem mais mal para a saúde.

-Várias lavouras utilizam agrotóxicos vencidos, proibidos e em larga escala, para produzir mais. Além das plantas, chuva, solo e ar, várias pessoas são contaminadas, atingindo até mesmo os bebês pelo leite materno. A saúde dos trabalhadores rurais está sempre em risco, eles acabam se intoxicando e sofrendo doenças das mais simples até as mais complicadas.

-Indústrias químicas de agrotóxicos utilizam estímulos vindos da política para serem utilizados, para no fim, serem vendidos e lucrar mais.

-A responsabilidade de garantir a saúde da população que faz uso de alimentos que contém agrotóxico deve ser do governo e da ANVISA, que regulamenta a quantidade de agrotóxico utilizada.

-Não há dificuldade em produzir alimentos orgânicos para o povo, porém o custo é muito maior para o trabalhador, principalmente pelo fato das multinacionais serem muito poderosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com