Oferta da demanda, custo e lucro
Por: Nicolas Rafael Torres • 13/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 408 Palavras (2 Páginas) • 650 Visualizações
Oferta e demanda
Oferta pode ser definida como varias quantidades de produtores que desejam oferecer ao mercado determinado produto.
Ela depende de vários fatores dentre eles o preço de custo, dos fatores de produção e das metas ou objetivos. Além de mostrar uma relação direta com a quantidade ofertada e o nível de preço a chamada de lei geral da oferta que diz que quando o preço subir a quantidade ofertada também irá subir e vice versa.
Já curva de oferta mostra a quantidade de mercadoria que os produtores estão determinados a vender por um preço, sendo que todas as demais variáveis são constantes.
Além do preço, a oferta de u bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção tais como:
- Custo de produção
- Mao de obra
- Capital
- Matéria prima
Quando o custo de produção cai o preço não será aumentado, porem a lucratividade do produtor será maior fazendo com o que ele queira produzir e vender mais.
Toda vez que houver modificação extra preço andara a curva toda.
Toda vez que tiver mudança na quantidade ofertada causara alterações no preço e são representados por movimentos longos na curva. Qo = f (P) significa que a quantidade ofertada e igual a função do preço.
Custo
Custo corresponde o esforço econômico que se deve realizar para realizar um objetivo operativo. Sempre que não alcançar o objetivo terá perda ou prejuízo.
Ao estabelecer o custo de produção é possível determinar o preço de venda para o público em questão. Este preço e determinado pelo preço de mão de obra da produção, pela matéria prima, preço da mão de obra indireta, custo de amortização das maquinas e edifício.
Muitos dos empresários estabelecem o preço de venda com base no preço da concorrência.
Lucro
Retorno positivo de determinado investimento. O termo lucro tem dois significados distintos mais relacionados são eles os:
O Lucro Econômico é considerado como a receita total menos todos os custos de oportunidade da produção dos bens e serviços vendidos. Do ponto de vista econômico, a receita total deve cobrir todos os custos de oportunidade, explícitos e implícitos.
Já o Lucro Contábil é a receita total menos custos explícitos, sendo essa a forma como um contador mede o lucro da empresa. Dessa forma pode-se concluir que, ao analisar uma empresa, os economistas incluem todos os custos de oportunidade, ao passo que os contadores medem só os custos explícitos. Sendo assim, o lucro econômico é menor do que o lucro contábil.
...