PIM I PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: bermonte • 10/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.398 Palavras (18 Páginas) • 494 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE
CAMPUS ALPHAVILLE
PIM I
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
RAGBORR VEDAÇÕES COMERCIO E INDÚSTRIA LTDA
SANTANA DE PARNAIBA
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
INTEGRANTES DO GRUPO RA
FELIPE ARAÚJO DA SILVA B920EH-6
HELOISA ALMEIDA SILVA B91HGD-4
LETICIA GOMES COSTA B26991-0
MARIA CASSIMIRA MENCHON BERMONTE B890CE-0
NATALIE LUIZA PERONI BALSEVICIUS B945EB-0
SELMA CRISTINA BONETTI B9375I-8
TURMA:
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Projeto apresentado a Universidade Paulista – UNIP, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Gestor da Qualidade nível superior tecnólogo
Orientador: Prof. Ângela Pizzo
SANTANA DO PARNAÍBA
2013
Este Projeto Integrado Multidisciplinar foi julgado e aprovado para a obtenção do título Tecnólogo de nível superior em Gestão de Qualidade da Universidade Paulista – UNIP
Santana de Parnaíba, 03 de novembro de 2013.
Prof.
Coordenador de Curso
Banca Examinadora
___________________________________________
Prof.
___________________________________________
Prof.
___________________________________________
Prof.
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiramente a Deus que esteve sempre conosco. Aos nossos pais e companheiros que nos apoiam, dando força e coragem nessa nova caminhada. Aos filhos que nos motivam todos os dias a sermos cada vez melhores, aos nossos professores que nos ensinam e acompanham nossa trajetória do curso. Aos nossos colegas que estarão presentes para sempre em nossas vidas e aos professores que nos orientaram durante o projeto, nos incentivando e coordenando-o de maneira brilhante.
“Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa.”
Alfred Montapert
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA 10
- FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 13
- FERRAMENTAS DA QUALIDADE 16
- GESTÃO DE PROCESSOS 18
- CONTABILIDADE 19
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
RESUMO
Desde sua criação a RagBorr tem acompanhado o desenvolvimento das indústrias automotivas, elétrica, eletrônicas, eletrodoméstica, telecomunicações, equipamentos industriais, entre outras.
Uma variedade muito ampla de borrachas sintéticas foi desenvolvida desde a descoberta do produto. Como foram grandes os investimentos requeridos para o desenvolvimento das diversas variedades, a tecnologia para a produção foi bastante concentrada em tradicionais empresas de porte global, como DuPont, Bayer, Shell,Basf, Goodyear, Firestone, Michelin, EniChem,Dow,Exxon e Texas Co.
O emprego da borracha é muito amplo, pois as características e propriedades que os elastômeros reúnem fazem com que alcancem praticamente todos os setores da economia: automobilístico, calçadista, construção civil, plásticos, materiais hospitalares e outros também de grande importância no dia-dia da sociedade. Por serem as mais empregadas na produção de pneus,as SBRs e as BRs são as de maior consumo entre as sintéticas.
Com isso em 2001 implanta o Sistema de Gestão da Qualidade, no segundo semestre de 2001 até 2003 fazem investimentos e melhorias consistentes controlando a qualidade de produto e processos, tendo sua primeira certificação no primeiro trimestre de 2004.
A adoção de um sistema de Gestão da Qualidade na incessante procura de sempre elevar a sua capacitação tecnológica e administrativa, visando o aprimoramento contínuo na qualidade. O objetivo da RAG BORR é identificar e atender as necessidades e expectativas de seus clientes e de outras partes interessadas, tais como: colaboradores, fornecedores, proprietários, sociedade e requisitos regulamentares, com isso alcançando vantagens competitivas, de maneira eficaz e eficiente.
Palavra- chave : Gestão, Qualidade, Processos
...