PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Por: Alexandre Potenza • 18/10/2018 • Bibliografia • 2.455 Palavras (10 Páginas) • 210 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO[pic 1]
ALEXANDRE POTENZA CUSTODIO – RA00210941
LUIZ CARLOS NETO – RA00208267
CIÊNCIAS ECONÔMICAS (MATUTINO) – MC2
PROF. JOSÉ GERALDO PORTUGAL
PESQUISA BIOGRÁFICA DE ALFRED MARSHALL
SÃO PAULO
2018
Alexandre Potenza Custodio – RA00210941[pic 2]
Luiz Carlos Neto – RA00208267
PESQUISA BIOGRÁFICA DE ALFRED MARSHALL
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Economia do curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como requisito para compor a nota do 2º semestre.
Orientador: Prof. José Geraldo Portugal.
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO[pic 3]
1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................04
2. VIDA ......................................................................................................................05
3. CONTEXTO HISTÓRICO.......................................................................................07
4. INFLUÊNCIAS.......................................................................................................08
5. TEORIAS................................................................................................................09
5.1. LEI DA DEMANDA..............................................................................................09
5.2. EXCEDENTE DE CONSUMIDOR.......................................................................09
5.3. ELASTICIDADE DA DEMANDA.........................................................................09
5.4. OFERTA..............................................................................................................10
6. PRINCIPAIS OBRAS.............................................................................................11
6.1. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA..............................................................................11
6.2. INDÚSTRIA E COMÉRCIO.................................................................................11
7. CRÍTICAS...............................................................................................................12
8. CONCLUSÃO........................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa, que tem como tema a Biografia de Alfred Marshall, tem por objetivo contribuir com a disciplina Introdução à Economia e demonstrar a vida e o pensamento teórico de Alfred Marshall, um matemático e um dos principais economistas da Escola Neoclássica que tem na teoria econômica uma posição central e dominante, devido a forma como utilizou a matemática para trazer alcance e profundidade a economia e como transformou metodologicamente a abordagem desta ciência.
A pesquisa irá apresentar uma breve biografia contando os fatos mais relevantes de sua história e o contexto histórico que está inserido além das principais influências filosóficas e teóricas e principais obras, ideias, categorias e métodos com os quais trabalhou. Por último a pesquisa revelara controvérsias, polêmicas, tensões e debates em que esteve envolvido e as principais críticas destinadas ao próprio.
2. VIDA
Alfred Marshall, filho de William Marshall e Rebeca Oliver, nasceu em 26 de julho de 1842 em um cativante bairro em Londres, chamado Clapham. A formação do jovem Alfred foi marcada pelos traços anglicano, severo, ascético e antifeminista, pronunciados em seu pai, orientando-o a princípio para a ordenação clerical. Mas Marshall não se ordenou e a vida o levou a casar-se com umas das primeiras mulheres da Inglaterra a obter grau universitário, Mary Paley Marshall. O controle e a repressão paternal tiveram um efeito marcante e duradouro sobre Marshall, uma vez que é possível encontrar traços disso na sua infância e juventude.
Graças a uma bolsa que seu pai obteve de um diretor do Banco da Inglaterra, aos nove anos de idade, fez seus estudos de letras e línguas clássicas num reputado estabelecimento de ensino. Após esse curso Alfred ganhou uma bolsa de estudos clássicos na Universidade de Oxford, porém, rejeitou o desígnio paterno e foi fazer um curso superior de Matemática na Universidade de Cambridge, lá foi um dos mais brilhantes estudantes da matéria de sua geração. A Matemática foi a vocação básica e já como economista seu principal instrumento analítico e metodológico, além de ter sido seu caminho de acesso à Economia.
Ao concluir o curso de Matemática em 1865, passou imediatamente a dar aulas dessa ciência como professor titular no Clifton College e em seguida como preparador para os cursos regulares de Matemática em Cambridge, ao mesmo tempo que estudava Filosofia. Foi se afastando gradualmente da Metafísica, da Ética e da Psicologia e abandonou definitivamente a religião, tornando-se agnóstico, e passou então a preocupar-se com a questão social, o que acabou conduzindo-o ao estudo da Economia, matéria essa que nunca fez curso universitário regular e especializado.
Em 1868, ainda com resquícios da metafísica, foi aperfeiçoar seu conhecimento da língua na Alemanha, onde entrou em contato com economistas alemães. Na mesma época cessou o professorado de Matemática e passou a exercer a livre-docência de uma nova cadeira no currículo de Ciências Morais, criada para que ele pudesse dar aulas de Economia Política e Lógica.
Durante os nove anos seguintes Marshall continuo em Cambridge lecionando Economia Política e Lógica e elaborando as bases de seu pensamento econômico. Mais tarde, ingressado no campo da economia, começou a desenvolver suas teorias sobre Comércio Interno e Exterior.
...